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Opel Ascona C: a história da origem do Chevrolet Monza ao redor do mundo

Pouco antes de chegar ao Brasil, ele trazia um novo projeto para diversos mercados

Opel Ascona C

No Brasil, o Chevrolet Monza chegou em 1982 e figurou entre os mais vendidos por anos - chegou a ser o líder em 1986, reflexo do poder de compra da classe média na época e em como o mercado se comportava. Sua origem é o Opel Ascona C, que não teve o mesmo sucesso do modelo brasileiro. 

Imagine três irmãos, cada um com cerca de cinco anos de diferença de idade. O primeiro tem um status especial por ser o primogênito, enquanto o segundo brilha pela esportividade. O terceiro irmão não é particularmente bonito, mas também não é feio. Mediano em muitos aspectos, mas capaz. E ainda assim cosmopolita. É mais ou menos assim que você poderia descrever o Opel Ascona C.

Opel Ascona C

Embora seu antecessor tenha feito de um certo Walter Röhrl um campeão mundial de rali, para muitos o último Ascona é um carro sem rosto, produzido em massa, com tração dianteira e sem nenhum toque especial. Tão abafado quanto seu nome, que sugere senhores mais velhos com chapéus e férias nas montanhas. 

A história do Opel Ascona C é mais emocionante do que você imagina. A Opel começou a pensar no Ascona da década de 1980 sob a pressão da primeira crise do petróleo em 1973. O lema era mais espaço e maior economia, enquanto, ao mesmo tempo, a tração dianteira desempenhava um papel cada vez mais importante no mundo automotivo.

Em 1979, o Kadett D demonstrou as vantagens do conceito em termos de espaço, seguido pelo Ascona C em setembro de 1981. Com cerca de 4,30 metros de comprimento e pesando uma tonelada, ele apresentava um hatchback completamente novo ao lado do já testado notchback. O porta-malas comportava 510 litros de bagagem e, no hatchback, até 1.215 litros se medido até o teto. Talvez esse tenha sido o motivo pelo qual o Ascona C nunca esteve disponível como uma perua na Alemanha.

Opel Ascona C

Embora o Vauxhall Cavalier Estate existisse na Inglaterra, uma station wagon baseada no Ascona e que deu origem a Chevrolet Ipanema, os componentes eram fornecidos pela Holden na Austrália.

Isso nos leva ao aspecto mais importante do Opel Ascona C. Ele utilizava a chamada plataforma J-Car da General Motors e, portanto, tinha parentes em todo o mundo. Na América do Norte, a família J-Car incluía o Chevrolet Cavalier, o Buick Skyhawk, o Oldsmobile Firenza, o Pontiac J2000 e até mesmo o Cadillac Cimarron, que eram vendidos lá como sedãs notchback, station wagons e cupês hatchback.

No Brasil, o Ascona C também foi vendido como Chevrolet Monza em uma versão fastback de três portas que não estava disponível em outros países. Na Austrália, o Ascona passou por retoques na carroceria e foi montado como o Holden Camira. Na Grã-Bretanha, o Ascona C foi chamado de Vauxhall Cavalier, como já mencionado (veja a imagem abaixo). No Japão, uma versão separada do J-Car saiu da linha de produção como o Isuzu Aska com seus próprios motores. Além disso, o Espero, produzido pela Daewoo e baseado no Ascona C, também foi vendido na Alemanha em meados da década de 1990 e chegou a ser vendido no Brasil.

Opel Ascona C

Mas voltando ao Opel Ascona C, a imprensa de 1981 não parava de elogiá-lo: "Ele não ficou maior por fora, mas oferece muito mais espaço por dentro; graças à sua construção leve e consistente, à aerodinâmica sofisticada e aos motores ultramodernos, ele tem uma economia exemplar".

Até se falou em "diversão ao dirigir"! Talvez menos com os dois motores a gasolina de 1,3 litro (60 e 75 cv), mas mais com 75 e 90 cv de 1,6 litro. O motor com injeção eletrônica de 1,8 litro com até 115 cv era realmente rápido e, em 1986, foi substituído por um motor de 2,0 litros com até 130 cv, transmissão esportiva de cinco velocidades e velocidade máxima de 193 km/h. Para aqueles que preferiam ir com calma e economizar dinheiro, um diesel naturalmente aspirado com 54 cv estava disponível desde março de 1982 na Alemanha.

Opel Ascona C

Do ponto de vista atual, os níveis de equipamento parecem um tanto curiosos. Em 1981, o Ascona básico de duas portas custava a partir de 14.250 marcos alemães "com equipamentos consideravelmente aprimorados", como enfatizou a Opel. Acima desse valor estavam os modelos "Luxus", "Berlina" e "SR". O último custava 19.355 marcos alemães como um hatchback. Também incomum para nós, entusiastas do leasing de carros de 2020, os clientes do Ascona podiam escolher entre oito cores sólidas. As opções incluíam "Jamaica Yellow", "Gazelle Beige" e "Reed Green" (aparência de sopa de ervilha).

Alguns opcionais eram ainda mais pesadss. 1.385 marcos para a transmissão automática, pelo menos 353 marcos para um rádio (Opel "Le Mans") e 145 marcos para o espelho lateral do passageiro que podia ser ajustado por dentro. Em vez de ar-condicionado, o teto deslizante de aço operado manualmente (DM 637) fornecia ar fresco quando necessário.

Opel Ascona C

O então chefe da Opel, Robert C. Stempel, ficou convencido com seu bebê de médio porte: "Como um modelo independente entre o Kadett e o Rekord, o Ascona atrai um grupo de compradores que sabe como combinar o agradável com o útil".

Ele provou que estava certo. A Opel construiu exatamente 1.721.647 Ascona C entre setembro de 1981 e outubro de 1988, a maior parte dos quais eram sedãs de quatro portas. Mas com o Kadett E de 1984, no máximo, o Ascona de repente ficou ainda mais monótono, o que lhe rendeu seu primeiro facelift.

O acabamento entre as lanternas traseiras agora era impressionante. Finalmente, em 1986, o segundo facelift foi realizado com indicadores brancos, uma grade na cor da carroceria e lanternas traseiras escuras, e o comprimento aumentou para 4,36 metros. A Opel estava entusiasmada com o folheto: "O Ascona é convincente. Porque sob sua carroceria elegante, com suas linhas confiantes e esportivas, está a perfeição construtiva". Dois anos depois, a Opel enterrou o nome Ascona e começou a era do Vectra. 

Opel Ascona C

O Ascona C tinha apenas uma característica exótica: o conversível. O sedã notchback de duas portas serviu de base para isso. A maioria dos veículos foi convertida por Hammond & Thiede na fábrica de carrocerias Voll em Würzburg. Quase 2.900 unidades foram produzidas entre o verão de 1983 e o outono de 1988. Na Alemanha, o conversível da Hammond & Thiede podia ser encomendado em qualquer concessionária Opel. Na Grã-Bretanha, ele foi oferecido com o nome de Vauxhall Cavalier Convertible. Outra versão, o Keinath C3 Cabriolet (foto acima), foi fabricada em 434 unidades.

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