De engenharia ultrapassada a motores turbo, já estão no mesmo patamar de marcas japoneses e coreanas?

Em 2011, a JAC Motors chegou ao Brasil com uma proposta forte em nosso mercado. Oferecia modelos completos pelo preço dos básicos das marcas tradicionais. Pouco antes, empresas como a Chery, Lifan e Effa já estavam em nosso mercado com seus produtos chineses com uma proposta parecida - até uma cópia do Mini Cooper, o Lifan 320. 

Hoje, quem se destaca é a Caoa Chery, depois que a empresa brasileira comprou parte da operação local da chinesa e mudou tudo por lá. Recentemente, apresentou o Tiggo 3x, um SUV com motor 1.0 turbo, mas já está entre as 10 marcas mais vendidas do Brasil até com um SUV de 7 lugares, o Tiggo 8, que se aproxima dos R$ 200.000 e mostra bem o que aconteceu.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Ao mesmo tempo que eles evoluíram, alguns detalhes ainda precisam melhorar. Não apenas na Caoa Chery, mas também na JAC Motors, empresa que está investindo em elétricos e é 75% da Volkswagen na China, mas já teve dias melhores aqui. Ouça o podcast e entenda toda a discussão e o cenário completo. 

Galeria: Caoa Chery Tiggo 3x Turbo

O novo Fiat Pulse

Fiat Pulse 2022

Com uma eleição, a Fiat divulgou o nome de seu novo SUV. O Pulse, que chega ao mercado brasileiro no 2º semestre, estreará o motor 1.0 turbo da Stellantis e promete muitas evoluções principalmente em segurança e conectividade, não devendo nada a irmãos maiores do grupo, como a picape Toro e os Jeep Renegade e Compass. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com