Novos Nissan Versa, Toyota Hilux, VW Amarok V6 e outras estreias ainda de 2020

O ano está acabando, mas ainda tem novidade para chegar às concessionárias

Lançamentos 2020 Lançamentos 2020

Estamos para entrar nos últimos dois meses de 2020, um ano bem conturbado que obrigou as fabricantes a mexerem em toda a sua estratégia de lançamentos, cancelando alguns e adiando outros. Ainda assim, temos algumas novidades previstas ainda para este fim de ano, duas delas com apresentação marcada para as próximas semanas. Vão desde reestilizações, como a Toyota Hilux e SW4, passando por novas gerações como Nissan Versa e até uma modificação leve como a VW Amarok V6 de 258 cv. Confira a seguir:

Audi A4 reestilizado

O Audi A4 já foi um dos carros mais importantes da fabricante alemã no Brasil. No entanto, desde que a geração atual chegou ao Brasil, em 2016, foi perdendo espaço no mercado. O sedã foi renovado na Alemanha em 2019, para deixá-lo mais próximo dos últimos lançamentos da marca e adicionar ainda mais tecnologia, como a nova central multimídia de 10,1” sensível ao toque e versões híbridas-leves de 12V.

A Audi do Brasil confirmou que o A4 renovado será lançado ainda neste ano, embora não tenha dado mais detalhes ainda (deve vir também na perua Variant). Na Europa, é vendido com o motor 2.0 turbo, nas versões de 150 cv, 204 cv e 265 cv. Existe chances de que um destes motores venha ao Brasil com sistema híbrido-leve, para demonstrar a tecnologia, mas não descartamos que mantenha o 2.0 TFSI Ultra de 190 cv usado no modelo atual.

Mercedes-Benz GLS

Depois de lançar o GLB, a Mercedes-Benz aposta em mais um SUV de 7 lugares no Brasil, desta vez mirando em um público com ainda mais dinheiro para gastar – afinal, é o topo da linha de utilitários da empresa. A nova geração do GLS chega ao país quase um ano depois da estreia global e o lançamento está confirmado para o final de novembro. A primeira configuração deve ser a 580 4Matic, com motor 4.0 V8 biturbo de 489 cv e 71,2 kgfm, combinado a um sistema híbrido-leve de 48V. A transmissão é automática de 9 marchas com tração integral.

Nissan Versa

Coadjuvante durante anos, o Nissan Versa nunca conquistou um espaço de destaque no segmento do sedãs. A fabricante quer mudar essa história com a nova geração do modelo, agora importada do México e com um design muito mais atraente, tentando repetir a fórmula do Kicks: motor 1.6 aspirado (de 118 cv) em um carro leve, mais dinâmico e bem equipado.

Falta pouco para o novo Versa chegar ao país: a apresentação oficial acontecerá no dia 28 de outubro, com a fabricante inclusive já tendo divulgado fotos do desembarque no Brasil. Serão quatro versões: Advance manual, Advance CVT, Exclusive CVT e Platinum CVT. Entre os equipamentos estarão o painel de instrumentos com tela TFT de 7”, central multimídia com display de 7” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, alerta de ponto cego, câmera 360°, frenagem automática de emergência e mais. Os preços deverão ficar entre R$ 80 mil e 100 mil.

Toyota Hilux e SW4

A principal novidade da Toyota para 2020 é a reestilização da Hilux e do SW4. Tanto a picape quanto o utilitário ganharam um novo design, já mostrado para o resto do mundo, alterando toda a frente de ambos, com nova grade, faróis e para-choque, enquanto a traseira traz lanternas em LED. É o suficiente para que o visual continue fresco por mais alguns anos, até a próxima geração – prevista para 2024 e com uma nova plataforma.

O destaque mesmo estará na motorização, com uma atualização do motor 2.8 turbodiesel. A Hilux finalmente passará dos 200 cv de potência, alcançando os 204 cv (antes eram 177 cv). Já o torque pula de 45,9 kgfm para 51 kgfm, deixando a picape japonesa em um patamar mais próximo de rivais como Chevrolet S10 e Ford Ranger. A mesma mudança será feita no utilitário SW4, mas ainda não há informação sobre o motor 2.7 Flex de 163 cv. A apresentação é esperada para novembro na Argentina, com chegada ao Brasil logo em seguida.

Volkswagen Amarok V6 258 cv

A nova geração da Volkswagen Amarok será lançada apenas em 2022, feita em parceria com a Ford. Enquanto isso, a fabricante traz uma mudança que já foi feita na Europa, com uma nova calibração para o motor 3.0 V6 turbodiesel, que eleva a potência da picape dos atuais 225 cv e 56,1 kgfm para 258 cv e 59,1 kgfm. Com o overboost acionado (basta cravar o acelerador no fundo), chega a 272 cv.

Esta alteração já foi aplicada na Amarok produzida na Argentina e a fabricante anunciou que o lançamento no Brasil acontecerá no dia 29 de outubro. Se seguirmos o que aconteceu no país vizinho, todas as versões com o 3.0 V6 receberão esta atualização e ainda haverá uma nova variante chamada Black Style, que adota detalhes e acabamento em preto. Será posicionada como a versão mais cara, acima da Extreme V6, e deve passar dos R$ 250 mil (a Extreme anterior custava R$ 241.280).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com