VW Polo vai ter sobrevida na Europa com eletrificação
Mesmo com rumores de que sairia de linha após a chegada do ID.2, modelo ainda vai longe, segundo executivo da VW
Não é raro postamos notícias sobre as normas de emissões cada vez mais rígidas em países europeus, graças a isso, a maioria das marcas estão virando seu foco em modelos eletrificados, e não é diferente com o grupo Volkswagen.
Em setembro, quando o grupo alemão anunciou que a fabricação do seu hatchback compacto mais famoso deixaria de ser feito no continente para a marca focar em SUVs e elétricos, parecia que o fim do Polo estava próximo, mas (ainda) não será dessa vez que o compacto dará seu adeus.
Kai Grünitz, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo alemão, conversou recentemente com a revista britânica Autocar e deu mais detalhes sobre o futuro do modelo, que deve continuar sendo distribuído para a Europa através da África do Sul. Mas isso não significa que o hatch se tornará um carro elétrico.
Bom, não 100%, pelo menos. A ideia é que o Polo tenha algum tipo de eletrificação, seja hibrido-leve como a presente no Brasil hoje em modelos como o Fiat Pulse e Fastback, ou híbrida total, utilizando os atuais motores 1.0 e 1.5 TSI (uma evolução do atual 1.4 utilizado no Brasil). Há chance do modelo ganhar ainda mudanças visuais, alinhando-se com os próximos carros da linha ID.
Volkswagen ID.2 deve conviver com o Polo
Quem não deve sobreviver é o Polo GTI, hoje o último esportivo compacto a combustão na Europa. Por lá, utiliza o 2.0 TSI com 207 cv e caixa de dupla embreagem com 7 velocidades. Seu substituto deverá ser a versão esportiva do ID.2.
O Polo, assim como o Golf, tem uma história muito significativa para a marca alemã no mundo, sendo vendido desde 1979, ele já acumula seis gerações. Em 2024, o modelo figura como oitavo carro no ranking de vendas do mercado europeu e, no Brasil, briga com a picape Fiat Strada e o hatch Hyundai HB20 pela liderança do mercado.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Flagra: Novo BYD Song Plus é visto em SP
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Segredo: Hyundai e Chevrolet trabalham juntas em picapes para o Brasil