Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Transmissão, que também é utilizada por outras marcas, é uma evolução da atual AQ250 utilizada na maioria dos carros do grupo
Segundo o site Autocar India, os carros do Grupo Volkswagen adotarão uma nova transmissão de 8 velocidades em breve. O câmbio passará a ser uma caixa com mais relações fabricada pela japonesa AISIN, que já produz as atuais transmissões automáticas de 6 marchas no Brasil, e será oferecida em toda a linha de produtos da marca, desde Polo até o SUV médio Taos. Na Índia, atenderá principalmente aos modelos da Skoda.
Essa transmissão, chamada de AQ300, é uma evolução da atual AQ250, utilizada em praticamente toda a linha VW desde o fim da oferta do câmbio automatizado I-Motion, utilizada na época em UP!, Gol e na linha Fox, e deve chegar inclusive a outros fabricantes, já que a mesma transmissão AISIN também é fornecida para a Stellantis, que a utiliza em modelos com motor 1.3 e 1.3 Turbo, como Pulse, Toro, Renegade e Compass. A produção da novai caixa ainda deve continuar sendo nacional.
Novo Volkswagen Tera deverá ser um dos primeiros a utilizar o câmbio de 8 marchas
Ainda segundo a publicação, A Skoda-VW espera que outras montadoras de lá, como a Maruti-Suzuki e a MG Motor India, que atualmente também usam a caixa de câmbio AQ250, atualizem para sua transmissão unidade AQ300 para criar um caso de negócios para a produção local da nova unidade de 8 velocidades.
Petr Janeba, diretor de marca da Skoda Índia, disse em uma interação recente com a Autocar Índia:
“Assim que encontrarmos a escala com a caixa de câmbio de próxima geração, convidaremos todos (outras montadoras) a se juntarem à festa para fazer isso aqui na Índia para o cliente indiano”.
Segundo a publicação, na Índia, a adoção dessa nova transmissão deve ser feita a partir de 2026, quando os modelos atuais vendidos pela Volkswagen de lá, como Virtus e Taigun (a versão local do T-Cross, com visual diferente do T-Cross) receberem sua reestilização de meio de ciclo de vida.
Por aqui, é possível que a transmissão chegue na mesma época, e já com o sistema de propulsão hibrido-leve que o fabricante alemão está planejando. Tanto a nova transmissão quanto o sistema híbrido serão importantes para ajudar o grupo a atingir as novas metas de emissão de CO² mais rígidas do novo Proconve L8, que entra em vigor no próximo ano.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Boreal 2027 terá potência de Niagara e deve receber Google Gemini
Não adianta frear: novos radares medem velocidade média
Rival de Ranger e Hilux, Chery Himla é registrada pela marca no Brasil
Novo assistente da Volkswagen muda até de faixa sozinho
Hyundai i20 terá versão barata que pode decretar fim do HB20 no Brasil
Volvo dá nova sobrevida ao XC90 e híbrido passa dos 160 km sem gasolina
Nova Toyota Hilux 2027 começa a chegar às lojas em dezembro