"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Durante o evento Amarok Expert, realizado na Argentina , executivo discute sobre a taxa de conversão de compradores da picape
Como parte do encerramento das atividades do curso de 2024, a Volkswagen convidou nossos colegas do Motor1.com Argentina para a Estancia Los Álamos em Baradero, na província de Buenos Aires (ARG), onde vários cursos de treinamento para concessionárias e com clientes da Amarok são realizados há muito tempo.
Nosso passeio começou em uma área onde há um chassi despojado de uma Amarok com motor de 2 litros. "Esse chassi não sofreu quase nenhuma modificação desde o dia em que a Amarok nasceu até hoje. Como se diz no futebol: 'em time que se está ganhando não se mexe'", diz Hernán Abaroa enquanto nos mostra o local. "De fato, a única modificação que ela sofreu em todos esses anos foi nos suportes do motor com a adição do V6".
Da parte técnica, passamos para a parte prática. Primeiro, uma demonstração de arrancada para mostrar as diferenças entre as caixas de câmbio manual e automática. O interessante é que a parte com transmissão manual ficará a cargo de um modelo 2024 pré-reestilizado. A ideia é mostrar como a tração nas quatro rodas funciona em duas versões com transmissões diferentes.
A vítima? Um enorme tronco pesando "cerca de mil quilos" com um galho apontado para o chão para dificultar um pouco mais. Primeira tentativa com tração em uma roda só, sem sucesso. Segunda tentativa com tração nas quatro rodas, com sucesso. Sai a versão manual e entra a automática com tração permanente nas quatro rodas e a tarefa é realizada com sucesso e sem problemas, pois o torque de 59 kgfm entra em ação a 1.400 RPM.
Passamos para o setor arenoso para ver como funciona a transmissão com travamento automático e tração integral da versão automática. Para isso, as Amaroks são deliberadamente enterradas na areia e puxadas para fora, mostrando a facilidade com que saem. Paramos de observar os instrutores da Amarok Expert brincando e chegou a nossa vez de dirigir. A equipe da Abaroa preparou uma pista off-road desafiadora para testar a Amarok V6. O percurso de 4,5 km incluía ladeiras íngremes, curvas fechadas e uma vista deslumbrante do Rio Baradero.
Antes de iniciar, foi realizado um pequeno teste de potência e desempenho de frenagem com o modo off-road ligado e desligado. Os resultados foram impressionantes, com a Amarok demonstrando potência de frenagem e desempenho em solo solto surpreendentemente bons. Com o modo off-road ativado, a Amarok freia muito mais rápido e com muito mais força.
Durante o teste, os instrutores acompanharam a equipe, fornecendo orientação e ajuda em seções mais difíceis da pista. O conhecimento da estrada e de suas curvas e contracurvas foi essencial em várias seções quase cegas, onde uma câmera frontal teria sido útil. A pista incluiu subidas íngremes que testaram a potência do motor da picape, além de descidas que demonstraram a eficácia do controle de descida. Em todos os momentos, a Amarok mostrou estabilidade e controle, impressionando com sua capacidade off-road.
Após o primeiro teste, foi hora de trocar de motorista. No banco de trás, o espaço era surpreendentemente confortável, mesmo com três passageiros. Embora não fosse uma viagem longa, a pista off-road era mais do que suportável. A Amarok continuou a impressionar ao passar pelo grande vau na pista, demonstrando sua habilidade em terrenos instáveis. Em seguida, chegamos a uma seção desafiadora com uma curva em declive. Nesse momento, a picape mostrou seu excelente chassi, permitindo que a roda traseira direita soltasse momentaneamente, criando uma imagem impactante que seria perfeita para ilustrar o artigo.
Hernán Abaroa explicando o exercício.
Essa manobra demonstrou a estabilidade e controle da Amarok em condições adversas, reforçando sua reputação como uma picape capaz e confiável. Voltamos ao ponto de partida, um churrasco e um longo bate-papo após o jantar nos aguardam. Aqui estão algumas coisas interessantes sobre as quais conversamos com Hernán Abaroa.
O executivo avaliou que uma das maiores qualidades da picape é sua dirigibilidade, ''[a Amarok]é uma picape que dirige como um carro'', destacando ainda que uma taxa de 20% dos consumidores que testam a picape média da marca alemã a compram.
Perguntamos ainda sobre o projeto Amarok Expert, que completará 67 eventos em Baradero no fim de 2024. ''É uma loucura'', diz Hernán, que completa ''o evento tem uma alta taxa de conversão.''
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
“Nissan tem 12 ou 14 meses para sobreviver”, alerta executivo
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software