Não, não cometemos erro de digitação no título. A perua esportiva está fazendo a transição do emblema RS4 para o RS5. A Audi já havia mudado os modelos A4 e S4 nos modelos sedã e Avant para o número mais alto e fará o mesmo com a versão nervosa da perua.
Vale lembrar que a partir de agora a alemã irá seguir a regra de números ímpares para modelos a combustão e pares para modelos elétricos. Antes de sua estreia oficial, provavelmente no próximo ano, a rival da BMW M3 Touring foi vista durante testes de alta velocidade em Nürburgrin, o famoso circuito alemão.
Já se passaram cinco anos desde que a Audi anunciou que o modelo da próxima geração seria um híbrido plug-in. No entanto, ao contrário do Mercedes-AMG C63 perua de quatro cilindros, a RS5 Avant não terá um motor de combustão reduzido, pois a Audi Sport descartou a fabricação de modelos RS de quatro cilindros. O cinco em linha está desaparecendo e não podemos imaginar o V8 voltando a esse segmento, portanto, o V6 é uma aposta segura.
Faria sentido que a nova perua mantivesse o V6, considerando que a S5 Avant ainda tem um seis cilindros sob o capô. A eletrificação é necessária para acompanhar as regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas. Esse adesivo amarelo no canto superior esquerdo do vidro da porta traseira revela que o veículo de teste tem uma configuração híbrida. Já é possível perceber que o peso do carro aumentará após a adição dos componentes híbridos. O modelo anterior pesa cerca de 2.000 kg, mas seu sucessor parece ser mais pesado.
O motorista do teste estava dirigindo com força total, abusando dos pneus e até mesmo deslizando em algumas curvas. Dificilmente algum proprietário dirigirá a RS5 Avant dessa forma (o que lamentamos) mas a Audi está tentando tornar a perua esportiva o mais dinâmica possível, mesmo com o peso adicional. Resta saber se o carro será tão divertido de dirigir quanto o modelo a gasolina. O impulso elétrico deve tornar mais rápida a aceleração em linha reta.
A M3 Touring continuará sendo a única perua esportiva não híbrida do trio de luxo alemão, e isso lhe dará uma vantagem aos olhos dos entusiastas. Com cerca de 1860 kgs, o modelo do BMW também deve ser o mais leve, bem abaixo das 2.144 kg da AMG C63 perua. A lógica nos diz que o peso médio da nova Audi RS5 Avant ficará em algum lugar entre seus concorrentes.
2025 Audi S5 Avant
Quanto à potência, espere muito mais do que os 367 cv oferecidos pela nova S5 Avant. Além disso, ela deve ter mais força do que a extinta RS4 Avant, de 444 cv, devido à configuração híbrida. Esse será o primeiro modelo híbrido plug-in da Audi Sport e terá uma irmã maior na forma da RS7 Avant, que substituirá a RS6 Avant, provavelmente também eletrificada.
Infelizmente, o A5 Coupe e o A5 conversível estão mortos e não retornarão para uma nova geração, portanto, os dias dos modelos S5 e RS5 com duas portas acabaram. Não podemos nos esquecer de que a Audi acabou com o TT no ano passado e também com o R8 há alguns meses.
Fonte: CarSpyMedia / YouTube