O Pagani Utopia é uma obra de arte, com seu motor V12 biturbo, caixa de câmbio manual e interior luxuoso. A única coisa que poderia melhorar a experiência do Utopia, mesmo que remotamente, é um teto removível. Bem, ótimas notícias - o novo Pagani Utopia Roadster está aqui. E ele é lindo.
Com acabamento externo em fibra de carbono exposta na cor Vermelho Habanero - uma cor inspirada no Vermelho Dubai do Zonda - o Utopia Roadster fica ainda melhor sem teto. Ele tem todos os mesmos elementos de design do cupê: Os faróis duplos arredondados, a grade aberta, as lanternas traseiras circulares e, é claro, as quatro ponteiras de escapamento. Ele ainda mantém as portas borboleta exclusivas do cupê.
O Roadster é usa rodas dianteiras de 21 polegadas e rodas traseiras de 22 polegadas envoltas em pneus Pirelli P Zero Corsa Cyber. Esses são os novos pneus sofisticados que se comunicam com o carro; eles leem itens como ABS, controle de estabilidade e controle de tração para ajudar a maximizar o desempenho. E há muito desempenho para maximizar.
O Utopia Roadster tem o mesmo motor 6.0 V12 biturbo. A unidade Mercedes-AMG envia 864 cv de potência e 112 kgfm de torque para as rodas traseiras por meio de um diferencial eletromecânico no eixo traseiro. O Utopia Roadster tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 349 km/h, pouco a menos que os 354 km/h do cupê.
Os compradores podem escolher entre um câmbio manual de sete marchas ou um manual automatizado de sete marchas com paddle shifters atrás do volante. A última caixa de câmbio promete "mudanças rápidas como um raio", mas ainda não é manual.
Mesmo com um teto rígido removível, o Utopia Roadster pesa exatamente o mesmo que o cupê: 1.280 kg a seco. Impressionante. A Pagani credita a força e a leveza de seu avançado chassi monocoque de carbo-titânio por ajudar a manter esse peso. A empresa também usou mais de 40 "fórmulas de materiais compostos" na construção do Utopia para ajudar a mantê-lo leve.
O interior não é menos espetacular do que o do seu homólogo com teto fixo. Fibra de carbono, couro e alumínio cobrem quase todos os centímetros. A articulação de engrenagem exposta característica do Utopia permanece para o manual de sete velocidades, e a própria alavanca de câmbio tem uma inserção de fibra de carbono polida.
O volante pode não parecer tão interessante à primeira vista, mas é impressionantemente detalhado. Ele foi construído com uma única peça de metal e levou 28 horas de trabalho contínuo de fresadoras de cinco eixos para ser concluído. No total, o volante pesa apenas 2,5 kg.
Assim como o cupê, o Utopia Roadster será uma raridade. A Pagani planeja oferecer apenas 130 exemplares em todo o mundo a um custo de 3,1 milhões de euros cada (R$ 19 milhões). O primeiro Utopia Roadster fará sua estreia mundial em agosto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari pode trazer de volta a lendária F40
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ferrari F80: 1.200 cv, 0 a 100 km/h em 2s e R$ 22 milhões
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Corvette ZR1 alcança 374 km/h e é o Chevrolet mais rápido da história
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo McLaren W1 tem 1.275 cv e inspiração nos carros de Formula 1