Porsche Cayenne: nova geração elétrica não matará modelo a combustão
Variante EV será revelada em 2025 e viverá ao lado do SUV tradicional com motor V8
Ao mesmo tempo em que intensifica o desenvolvimento da próxima geração elétrica do Cayenne (protótipos já posam inclusive para fotos), a Porsche confirma que o SUV tradicional com motores térmicos continuará em oferta por bastante tempo. Segundo informado, o modelo será enquadrado em proposta do tipo multi-energia e oferecido de forma a atender diferentes públicos e mercados. Com isso, poderá ser puramente elétrico, a gasolina ou híbrido plug-in.
“A Porsche está avançando simultaneamente com o desenvolvimento de seus modelos híbridos e de motor a combustão. Até e depois de 2030, o Cayenne será oferecido com três variantes de trem de força em todo o mundo", disse Oliver Blume, CEO da empresa. A estratégia será viabilizada por meio de “atualizações adicionais” no Cayenne de terceira geração, que permanecerá em oferta ao lado do sucessor elétrico dedicado (galeria abaixo).
Novo Porsche Cayenne EV - Testes
Não por acaso, a Porsche promoveu mudanças profundas no último facelift do Cayenne e as classificou como dignas de um modelo de nova geração. As novidades foram projetadas já prevendo a continuidade do SUV a combustão por mais alguns anos no mercado. Além dos ajustes já implementados, a marca confirma que manterá o motor V8 biturbo vivo com a aplicação de “medidas técnicas extensivas” para cumprir todos os requisitos legislativos e ambientais futuros.
No caso do Cayenne elétrico, cujo projeto será totalmente novo, a Porsche adianta que já finalizou a fase de desenvolvimento digital e iniciou testes em vias públicas. Com isso, protótipos camuflados estão prontos para "percorrer milhões de quilômetros de testes em todo o mundo sob condições climáticas e topográficas extremas”. O objetivo é garantir que tudo esteja pronto até o lançamento, que deverá acontecer no final de 2025 com vendas a partir de 2026.
A plataforma do Cayenne EV será a base Premium Platform Electric (PPE), com arquitetura de 800 volts. "A flexibilidade da arquitetura PPE nos permite integrar as mais recentes tecnologias nas áreas de sistemas de alta tensão, acionamento e chassi. Utilizaremos o potencial da eletrificação para levar o Cayenne a um nível completamente novo em muitos aspectos - incluindo o desempenho ao dirigir", diz Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Porsche Cayenne GTS entra em pré-venda no Brasil por R$ 930.000
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Porsche apresenta o novo Cayenne GTS com 40 cv a mais de potência
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Teste Porsche Cayenne S: como melhorar o best-seller da empresa?
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Porsche Cayenne S E-Hybrid entra em pré-venda a partir de R$ 735.000