Fiat e Polo lideram: confira marcas e modelos mais vendidos no 1º semestre
Chevrolet e Jeep perdem fôlego; Kicks entra no top 10 entre os automóveis
O mercado brasileiro encerrou o 1º semestre com resultados positivos. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave no último dia 03, foram emplacadas 1.077.003 unidades, um avanço de 15,26% frente aos seis primeiros meses de 2023. Segundo a entidade, este foi o melhor desempenho para o período desde 2014.
Única montadora a ultrapassar a barreira das 200 mil unidades, a Fiat (220.689) se manteve numa confortável liderança, mas viu sua vantagem diminuir em relação a uma Volkswagen (167.636) que cresceu mais de 20%. A Chevrolet, com 141.212 unidades, completou o pódio com quase 8 mil unidades a menos do que há um ano.
Tranquila na 4ª posição em 2023, a Toyota (91.714) viu uma perigosa aproximação da Hyundai (87.937), antevendo uma disputa acirrada até o final do ano. Em queda superior a 15%, a maior entre as vinte primeiras do ranking, a Jeep (53.816) foi superada pela Renault (55.817) – esta é outra briga interessante a se acompanhar nos próximos seis meses.
Em alta de mais de 30%, a Nissan (42.023) deixou a Honda (38.117) para trás. Os grandes destaques do período, no entanto, foram as chinesas estreantes em 2023. A BYD assegurou lugar no top 10 com 32.558 unidades, enquanto ao GWM (12.735) já está à frente de marcas como Peugeot (12.034) – que perdeu 15% de seus compradores – e Mitsubishi (10.539).
POS. |
MARCA |
TOTAL 2024 |
PART. 2024 (%) |
TOTAL 2023 |
PART. 2023 (%) |
% VARIAÇÃO (2024/2023) |
↑↓ |
1º |
FIAT |
220.689 |
20,49% |
206.886 |
22,14% |
6,67% |
↑ |
2º |
VW |
167.636 |
15,57% |
138.777 |
14,85% |
20,80% |
↓ |
3º |
CHEVROLET |
141.212 |
13,11% |
148.981 |
15,94% |
-5,21% |
↓ |
4º |
TOYOTA |
91.714 |
8,52% |
88.171 |
9,44% |
4,02% |
↑ |
5º |
HYUNDAI |
87.937 |
8,16% |
73.624 |
7,88% |
19,44% |
↑ |
6º |
RENAULT |
55.817 |
5,18% |
53.020 |
5,67% |
5,28% |
↑ |
7º |
JEEP |
53.816 |
5,00% |
63.379 |
6,78% |
-15,09% |
↓ |
8º |
NISSAN |
42.023 |
3,90% |
31.631 |
3,39% |
32,85% |
↑ |
9º |
HONDA |
38.117 |
3,54% |
34.109 |
3,65% |
11,75% |
↑ |
10º |
BYD |
32.558 |
3,02% |
1.702 |
0,18% |
1812,93% |
↑ |
11º |
CAOA CHERY |
27.968 |
2,60% |
10.610 |
1,14% |
163,60% |
↑ |
12º |
FORD |
19.601 |
1,82% |
12.199 |
1,31% |
60,68% |
↑ |
13º |
CITROËN |
15.478 |
1,44% |
14.247 |
1,52% |
8,64% |
↑ |
14º |
RAM |
14.731 |
1,37% |
4.633 |
0,50% |
217,96% |
↑ |
15º |
GWM |
12.731 |
1,18% |
2.162 |
0,23% |
488,85% |
↑ |
16º |
PEUGEOT |
12.034 |
1,12% |
14.152 |
1,51% |
-14,97% |
↓ |
17º |
MITSUBISHI |
10.539 |
0,98% |
7.513 |
0,80% |
40,28% |
↑ |
18º |
BMW |
7.646 |
0,71% |
6.365 |
0,68% |
20,13% |
↑ |
19º |
VOLVO |
4.119 |
0,38% |
3.989 |
0,43% |
3,26% |
↑ |
20º |
MERCEDES-BENZ |
3.516 |
0,33% |
3.096 |
0,33% |
13,57% |
↑ |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.077.003 |
100,00% |
934.440 |
100,00% |
15,26% |
... |
Entre os modelos, o 1º semestre registrou diversos destaques. O principal deles foi o Polo: com 57.862 unidades, o representante da VW cresceu mais de 50% nos últimos doze meses e assumiu a liderança geral do mercado brasileiro. No ranking de automóveis, a vantagem sobre o Onix (43.603), preferido no mesmo período de 2023, já supera as 14 mil unidades. O pódio foi completado por um Hyundai HB20 (42.696) que promete lutar bem pela 2ª posição contra o Chevrolet.
Atrás da dupla da Fiat, Argo (39.624) e Mobi (32.240), o VW T-Cross venceu a disputa pela liderança contra o Hyundai Creta por menos de mil unidades (31.519 x 30.531), mantendo o cenário totalmente aberto para o restante de 2024. Único sedã entre os dez primeiros, o Chevrolet Onix Plus (29.907) caiu da 3ª para a 8ª posição. Próximo da chegada da nova geração, o Nissan Kicks (28.181) entrou no top 10 e ficou muito perto do Chevrolet Tracker (28.865).
Dois modelos da Jeep foram destaques negativos: o Compass (22.791), que perdeu quase ¼ das vendas e caiu da 8ª para a 14ª posição, e o Commander (7.076), em queda superior a 32% e agora fora do top 30. Com o lançamento da versão Sport no ano passado, o Caoa Chery Tiggo 5X (14.131) avançou mais de 270% e subiu 13 posições.
50º há um ano, o BYD Song Plus (10.038) vendeu mais do que o Peugeot 208 (9.871). Estreante em 2024, o BYD Dolphin Mini foi o preferido por 9.050 consumidores e garantiu posição de honra entre os novatos. O Citroën C3 Aircross (3.912), representante da marca entre os SUVs compactos, foi apenas o 44º. Aposta da Honda entre os SUVs médios, o ZR-V não emplacou sequer três mil unidades (2.780).
Já entre os veículos comerciais, a Fiat Strada (56.597) se manteve sem concorrência, embora tenha perdido para o VW Polo a posição de liderança global. Com geração reestilizada, a VW Saveiro (24.477) saltou da 4ª para a 2ª posição com um avanço de quase 30%. A Toyota Hilux (22.289), com crescimento discreto, se aproveitou da retração da Fiat Toro (23.206) para entrar na disputa pelo 3º lugar.
A nova geração da Ford Ranger (12.766), bem recebida pelo mercado, se aproximou do top 5 graças a um crescimento superior a 55%. Estreante no 2º semestre de 23, a Ram Rampage (11.375) ficou a menos de mil unidades da vetarana Chevrolet S10 (12.360). Aposta da Fiat no segmento de picapes maiores, a Titano teve distribuição prejudicada pela greve do Ibama e encerrou o período com apenas 1.030 unidades.
À espera da chegada da linha 2025, a VW Amarok emplacou menos de 2,4 mil unidades (2.397). Reforçada pela versão híbrida, a Ford Maverick saltou de 727 para 1.437 unidades. Numa briga famosa nos EUA – por lá, são os dois modelos mais vendidos -, a Chevrolet Silverado (851) levou enorme vantagem sobre a arquirrival Ford F-150 (258), que perdeu mais de 1/3 de seus compradores.
AUTOS
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2024 (A) |
% TOTAL 2024 |
1º SEM. 2023 (B) |
% TOTAL 2023 |
% VAR. (A/B) |
POS. 2023 |
↑↓ |
1 |
VW POLO |
57.862 |
6,82% |
37.722 |
5,14% |
53,39% |
2 |
↑ |
2 |
CHEVROLET ONIX |
43.603 |
5,14% |
44.110 |
6,01% |
-1,15% |
1 |
↓ |
3 |
HYUNDAI HB20 |
42.696 |
5,03% |
34.002 |
4,64% |
25,57% |
4 |
↑ |
4 |
FIAT ARGO |
39.624 |
4,67% |
31.920 |
4,35% |
24,14% |
6 |
↑ |
5 |
FIAT MOBI |
32.240 |
3,80% |
30.442 |
4,15% |
5,91% |
7 |
↑ |
6 |
VW T-CROSS |
31.519 |
3,71% |
32.035 |
4,37% |
-1,61% |
5 |
↓ |
7 |
HYUNDAI CRETA |
30.531 |
3,60% |
29.948 |
4,08% |
1,95% |
9 |
↑ |
8 |
CHEVROLET ONIX PLUS |
29.907 |
3,52% |
35.726 |
4,87% |
-16,29% |
3 |
↓ |
9 |
CHEVROLET TRACKER |
28.865 |
3,40% |
28.964 |
3,95% |
-0,34% |
10 |
↑ |
10 |
NISSAN KICKS |
28.181 |
3,32% |
22.062 |
3,01% |
27,74% |
13 |
↑ |
11 |
VW NIVUS |
25.866 |
3,05% |
20.877 |
2,85% |
23,90% |
16 |
↑ |
12 |
RENAULT KWID |
25.635 |
3,02% |
26.646 |
3,63% |
-3,79% |
11 |
↓ |
13 |
JEEP RENEGADE |
23.492 |
2,77% |
23.322 |
3,18% |
0,73% |
12 |
↓ |
14 |
JEEP COMPASS |
22.791 |
2,69% |
30.358 |
4,14% |
-24,93% |
8 |
↓ |
15 |
HONDA HR-V |
21.950 |
2,59% |
20.544 |
2,80% |
6,84% |
17 |
↑ |
16 |
TOYOTA COROLLA CROSS |
21.844 |
2,57% |
21.483 |
2,93% |
1,68% |
14 |
↓ |
17 |
FIAT FASTBACK |
21.735 |
2,56% |
17.497 |
2,39% |
24,22% |
20 |
↑ |
18 |
FIAT PULSE |
18.103 |
2,13% |
21.444 |
2,92% |
-15,58% |
15 |
↓ |
19 |
FIAT CRONOS |
16.763 |
1,97% |
19.195 |
2,62% |
-12,67% |
19 |
= |
20 |
TOYOTA COROLLA |
16.502 |
1,94% |
19.852 |
2,71% |
-16,87% |
18 |
↓ |
21 |
VW VIRTUS |
14.986 |
1,77% |
9.689 |
1,32% |
54,67% |
26 |
↑ |
22 |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
14.131 |
1,66% |
3.797 |
0,52% |
272,16% |
35 |
↑ |
23 |
HYUNDAI HB20S |
14.081 |
1,66% |
9.499 |
1,30% |
48,24% |
27 |
↑ |
24 |
TOYOTA YARIS HATCH |
12.314 |
1,45% |
11.880 |
1,62% |
3,65% |
21 |
↓ |
25 |
RENAULT DUSTER |
10.173 |
1,20% |
10.773 |
1,47% |
-5,57% |
24 |
↓ |
26 |
CITROËN C3 |
10.131 |
1,19% |
11.338 |
1,55% |
-10,65% |
23 |
↓ |
27 |
BYD SONG PLUS |
10.038 |
1,18% |
1.096 |
0,15% |
815,88% |
50 |
↑ |
28 |
PEUGEOT 208 |
9.871 |
1,16% |
11.546 |
1,57% |
-14,51% |
22 |
↓ |
29 |
TOYOTA YARIS SEDAN |
9.772 |
1,15% |
6.057 |
0,83% |
61,33% |
33 |
↑ |
30 |
BYD DOLPHIN |
9.608 |
1,13% |
17 |
0,00% |
56417,65% |
- |
↑ |
31 |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
9.449 |
1,11% |
2.679 |
0,37% |
252,71% |
39 |
↑ |
32 |
CHEVROLET SPIN |
9.415 |
1,11% |
8.591 |
1,17% |
9,59% |
28 |
↓ |
33 |
BYD DOLPHIN MINI |
9.050 |
1,07% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
34 |
GWM HAVAL H6 |
9.043 |
1,07% |
2.162 |
0,29% |
318,27% |
42 |
↑ |
35 |
TOYOTA SW4 |
7.631 |
0,90% |
6.871 |
0,94% |
11,06% |
29 |
↓ |
36 |
JEEP COMMANDER |
7.076 |
0,83% |
10.511 |
1,43% |
-32,68% |
25 |
↓ |
37 |
VW TAOS |
7.013 |
0,83% |
6.429 |
0,88% |
9,08% |
32 |
↓ |
38 |
HONDA CITY |
6.200 |
0,73% |
6.597 |
0,90% |
-6,02% |
31 |
↓ |
39 |
NISSAN VERSA |
5.950 |
0,70% |
3.572 |
0,49% |
66,57% |
37 |
↓ |
40 |
HONDA CITY HATCH |
5.674 |
0,67% |
6.640 |
0,91% |
-14,55% |
30 |
↓ |
41 |
RENAULT KARDIAN |
5.191 |
0,61% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
42 |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
4.331 |
0,51% |
3.714 |
0,51% |
16,61% |
36 |
↓ |
43 |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
3.983 |
0,47% |
1.418 |
0,19% |
180,89% |
48 |
↑ |
44 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
3.912 |
0,46% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
45 |
GWM ORA 03 |
3.687 |
0,43% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
46 |
HONDA ZR-V |
2.780 |
0,33% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
47 |
NISSAN SENTRA |
2.532 |
0,30% |
1.953 |
0,27% |
29,65% |
44 |
↓ |
48 |
BMW X1 |
2.436 |
0,29% |
1.601 |
0,22% |
52,15% |
47 |
↓ |
49 |
FORD TERRITORY |
2.338 |
0,28% |
577 |
0,08% |
305,20% |
- |
↑ |
50 |
BYD SEAL |
2.193 |
0,26% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
848.813 |
100,00% |
733.391 |
100,00% |
15,74% |
... |
... |
COMERCIAIS
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2024 (A) |
% TOTAL 2024 |
1º SEM. 2023 (B) |
% TOTAL 2023 |
% VAR. (A/B) |
POS. 2023 |
↑↓ |
1 |
FIAT STRADA |
56.597 |
24,80% |
50.546 |
25,14% |
11,97% |
1 |
= |
2 |
VW SAVEIRO |
24.477 |
10,73% |
19.105 |
9,50% |
28,12% |
4 |
↑ |
3 |
FIAT TORO |
23.206 |
10,17% |
25.286 |
12,58% |
-8,23% |
2 |
↓ |
4 |
TOYOTA HILUX |
22.289 |
9,77% |
21.524 |
10,71% |
3,55% |
3 |
↓ |
5 |
CHEVROLET MONTANA |
13.004 |
5,70% |
14.064 |
7,00% |
-7,54% |
5 |
= |
6 |
FORD RANGER |
12.766 |
5,59% |
8.226 |
4,09% |
55,19% |
8 |
↑ |
7 |
CHEVROLET S10 |
12.360 |
5,42% |
13.816 |
6,87% |
-10,54% |
6 |
↓ |
8 |
RAM RAMPAGE |
11.375 |
4,98% |
13 |
0,01% |
87400,00% |
43 |
↑ |
9 |
FIAT FIORINO |
8.974 |
3,93% |
8.568 |
4,26% |
4,74% |
7 |
↓ |
10 |
RENAULT OROCH |
6.227 |
2,73% |
5.665 |
2,82% |
9,92% |
9 |
↓ |
11 |
MITSUBISHI L200 |
5.505 |
2,41% |
5.229 |
2,60% |
5,28% |
10 |
↓ |
12 |
NISSAN FRONTIER |
5.323 |
2,33% |
3.878 |
1,93% |
37,26% |
12 |
= |
13 |
RENAULT MASTER |
4.643 |
2,03% |
4.820 |
2,40% |
-3,67% |
11 |
↓ |
14 |
VW AMAROK |
2.397 |
1,05% |
3.779 |
1,88% |
-36,57% |
13 |
↓ |
15 |
FIAT SCUDO |
1.445 |
0,63% |
1.753 |
0,87% |
-17,57% |
15 |
= |
16 |
FORD TRANSIT |
1.440 |
0,63% |
1.480 |
0,74% |
-2,70% |
16 |
= |
17 |
FORD MAVERICK |
1.437 |
0,63% |
727 |
0,36% |
97,66% |
24 |
↑ |
18 |
KIA K2500 |
1.169 |
0,51% |
1.204 |
0,60% |
-2,91% |
17 |
↓ |
19 |
FIAT TITANO |
1.030 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
20 |
FIAT DUCATO |
947 |
0,42% |
148 |
0,07% |
539,86% |
31 |
↑ |
21 |
RAM CLASSIC |
937 |
0,41% |
1.087 |
0,54% |
-13,80% |
18 |
↓ |
22 |
VW / MAN EXPRESS |
916 |
0,40% |
927 |
0,46% |
-1,19% |
21 |
↓ |
23 |
RAM 3500 |
858 |
0,38% |
2.164 |
1,08% |
-60,35% |
14 |
↓ |
24 |
CHEVROLET SILVERADO |
851 |
0,37% |
7 |
0,00% |
12057,14% |
- |
↑ |
25 |
RAM 1500 |
824 |
0,36% |
757 |
0,38% |
8,85% |
22 |
↓ |
26 |
IVECO DAILY |
804 |
0,35% |
949 |
0,47% |
-15,28% |
20 |
↓ |
27 |
RAM 2500 |
737 |
0,32% |
612 |
0,30% |
20,42% |
27 |
↑ |
28 |
CITROËN JUMPY |
654 |
0,29% |
1.046 |
0,52% |
-37,48% |
19 |
↓ |
29 |
EFFA V21 |
627 |
0,27% |
397 |
0,20% |
57,93% |
28 |
↓ |
30 |
IVECO DAILY 30-130 |
580 |
0,25% |
80 |
0,04% |
625,00% |
32 |
↑ |
31 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
576 |
0,25% |
644 |
0,32% |
-10,56% |
25 |
↓ |
32 |
PEUGEOT EXPERT |
489 |
0,21% |
740 |
0,37% |
-33,92% |
23 |
↓ |
33 |
PEUGEOT PARTNER |
424 |
0,19% |
614 |
0,31% |
-30,94% |
26 |
↓ |
34 |
HYUNDAI HR |
423 |
0,19% |
47 |
0,02% |
800,00% |
36 |
↑ |
35 |
JEEP GLADIATOR |
329 |
0,14% |
69 |
0,03% |
376,81% |
34 |
↓ |
36 |
FORD F-150 |
258 |
0,11% |
390 |
0,19% |
-33,85% |
29 |
↓ |
37 |
RENAULT KANGOO |
237 |
0,10% |
1 |
0,00% |
23600,00% |
- |
↑ |
38 |
EFFA V22 |
198 |
0,09% |
177 |
0,09% |
11,86% |
30 |
↓ |
39 |
FORD ETRANSIT |
102 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
40 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
96 |
0,04% |
21 |
0,01% |
357,14% |
40 |
↑ |
41 |
BYD T3 |
95 |
0,04% |
34 |
0,02% |
179,41% |
37 |
↓ |
42 |
PEUGEOT BOXER |
78 |
0,03% |
69 |
0,03% |
13,04% |
35 |
↓ |
43 |
RENAULT KANGOO E-TECH |
78 |
0,03% |
4 |
0,00% |
1850,00% |
- |
↑ |
44 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
56 |
0,02% |
9 |
0,00% |
522,22% |
46 |
↑ |
45 |
CITROËN JUMPER |
49 |
0,02% |
29 |
0,01% |
68,97% |
39 |
↓ |
46 |
EFFA V25 |
48 |
0,02% |
31 |
0,02% |
54,84% |
38 |
↓ |
47 |
JAC EJV5.5 |
35 |
0,02% |
10 |
0,00% |
250,00% |
45 |
↓ |
48 |
IVECO DAILY 35-180 |
32 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
49 |
RENAULT KWID |
18 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
50 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
15 |
0,01% |
71 |
0,04% |
-78,87% |
33 |
↓ |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
228.190 |
100,00% |
201.049 |
100,00% |
13,50% |
... |
... |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena