O mercado brasileiro encerrou o 1º semestre com resultados positivos. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave no último dia 03, foram emplacadas 1.077.003 unidades, um avanço de 15,26% frente aos seis primeiros meses de 2023. Segundo a entidade, este foi o melhor desempenho para o período desde 2014.
Única montadora a ultrapassar a barreira das 200 mil unidades, a Fiat (220.689) se manteve numa confortável liderança, mas viu sua vantagem diminuir em relação a uma Volkswagen (167.636) que cresceu mais de 20%. A Chevrolet, com 141.212 unidades, completou o pódio com quase 8 mil unidades a menos do que há um ano.
Tranquila na 4ª posição em 2023, a Toyota (91.714) viu uma perigosa aproximação da Hyundai (87.937), antevendo uma disputa acirrada até o final do ano. Em queda superior a 15%, a maior entre as vinte primeiras do ranking, a Jeep (53.816) foi superada pela Renault (55.817) – esta é outra briga interessante a se acompanhar nos próximos seis meses.
Em alta de mais de 30%, a Nissan (42.023) deixou a Honda (38.117) para trás. Os grandes destaques do período, no entanto, foram as chinesas estreantes em 2023. A BYD assegurou lugar no top 10 com 32.558 unidades, enquanto ao GWM (12.735) já está à frente de marcas como Peugeot (12.034) – que perdeu 15% de seus compradores – e Mitsubishi (10.539).
POS. |
MARCA |
TOTAL 2024 |
PART. 2024 (%) |
TOTAL 2023 |
PART. 2023 (%) |
% VARIAÇÃO (2024/2023) |
↑↓ |
1º |
FIAT |
220.689 |
20,49% |
206.886 |
22,14% |
6,67% |
↑ |
2º |
VW |
167.636 |
15,57% |
138.777 |
14,85% |
20,80% |
↓ |
3º |
CHEVROLET |
141.212 |
13,11% |
148.981 |
15,94% |
-5,21% |
↓ |
4º |
TOYOTA |
91.714 |
8,52% |
88.171 |
9,44% |
4,02% |
↑ |
5º |
HYUNDAI |
87.937 |
8,16% |
73.624 |
7,88% |
19,44% |
↑ |
6º |
RENAULT |
55.817 |
5,18% |
53.020 |
5,67% |
5,28% |
↑ |
7º |
JEEP |
53.816 |
5,00% |
63.379 |
6,78% |
-15,09% |
↓ |
8º |
NISSAN |
42.023 |
3,90% |
31.631 |
3,39% |
32,85% |
↑ |
9º |
HONDA |
38.117 |
3,54% |
34.109 |
3,65% |
11,75% |
↑ |
10º |
BYD |
32.558 |
3,02% |
1.702 |
0,18% |
1812,93% |
↑ |
11º |
CAOA CHERY |
27.968 |
2,60% |
10.610 |
1,14% |
163,60% |
↑ |
12º |
FORD |
19.601 |
1,82% |
12.199 |
1,31% |
60,68% |
↑ |
13º |
CITROËN |
15.478 |
1,44% |
14.247 |
1,52% |
8,64% |
↑ |
14º |
RAM |
14.731 |
1,37% |
4.633 |
0,50% |
217,96% |
↑ |
15º |
GWM |
12.731 |
1,18% |
2.162 |
0,23% |
488,85% |
↑ |
16º |
PEUGEOT |
12.034 |
1,12% |
14.152 |
1,51% |
-14,97% |
↓ |
17º |
MITSUBISHI |
10.539 |
0,98% |
7.513 |
0,80% |
40,28% |
↑ |
18º |
BMW |
7.646 |
0,71% |
6.365 |
0,68% |
20,13% |
↑ |
19º |
VOLVO |
4.119 |
0,38% |
3.989 |
0,43% |
3,26% |
↑ |
20º |
MERCEDES-BENZ |
3.516 |
0,33% |
3.096 |
0,33% |
13,57% |
↑ |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.077.003 |
100,00% |
934.440 |
100,00% |
15,26% |
... |
Entre os modelos, o 1º semestre registrou diversos destaques. O principal deles foi o Polo: com 57.862 unidades, o representante da VW cresceu mais de 50% nos últimos doze meses e assumiu a liderança geral do mercado brasileiro. No ranking de automóveis, a vantagem sobre o Onix (43.603), preferido no mesmo período de 2023, já supera as 14 mil unidades. O pódio foi completado por um Hyundai HB20 (42.696) que promete lutar bem pela 2ª posição contra o Chevrolet.
Atrás da dupla da Fiat, Argo (39.624) e Mobi (32.240), o VW T-Cross venceu a disputa pela liderança contra o Hyundai Creta por menos de mil unidades (31.519 x 30.531), mantendo o cenário totalmente aberto para o restante de 2024. Único sedã entre os dez primeiros, o Chevrolet Onix Plus (29.907) caiu da 3ª para a 8ª posição. Próximo da chegada da nova geração, o Nissan Kicks (28.181) entrou no top 10 e ficou muito perto do Chevrolet Tracker (28.865).
Dois modelos da Jeep foram destaques negativos: o Compass (22.791), que perdeu quase ¼ das vendas e caiu da 8ª para a 14ª posição, e o Commander (7.076), em queda superior a 32% e agora fora do top 30. Com o lançamento da versão Sport no ano passado, o Caoa Chery Tiggo 5X (14.131) avançou mais de 270% e subiu 13 posições.
50º há um ano, o BYD Song Plus (10.038) vendeu mais do que o Peugeot 208 (9.871). Estreante em 2024, o BYD Dolphin Mini foi o preferido por 9.050 consumidores e garantiu posição de honra entre os novatos. O Citroën C3 Aircross (3.912), representante da marca entre os SUVs compactos, foi apenas o 44º. Aposta da Honda entre os SUVs médios, o ZR-V não emplacou sequer três mil unidades (2.780).
Já entre os veículos comerciais, a Fiat Strada (56.597) se manteve sem concorrência, embora tenha perdido para o VW Polo a posição de liderança global. Com geração reestilizada, a VW Saveiro (24.477) saltou da 4ª para a 2ª posição com um avanço de quase 30%. A Toyota Hilux (22.289), com crescimento discreto, se aproveitou da retração da Fiat Toro (23.206) para entrar na disputa pelo 3º lugar.
A nova geração da Ford Ranger (12.766), bem recebida pelo mercado, se aproximou do top 5 graças a um crescimento superior a 55%. Estreante no 2º semestre de 23, a Ram Rampage (11.375) ficou a menos de mil unidades da vetarana Chevrolet S10 (12.360). Aposta da Fiat no segmento de picapes maiores, a Titano teve distribuição prejudicada pela greve do Ibama e encerrou o período com apenas 1.030 unidades.
À espera da chegada da linha 2025, a VW Amarok emplacou menos de 2,4 mil unidades (2.397). Reforçada pela versão híbrida, a Ford Maverick saltou de 727 para 1.437 unidades. Numa briga famosa nos EUA – por lá, são os dois modelos mais vendidos -, a Chevrolet Silverado (851) levou enorme vantagem sobre a arquirrival Ford F-150 (258), que perdeu mais de 1/3 de seus compradores.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2024 (A) |
% TOTAL 2024 |
1º SEM. 2023 (B) |
% TOTAL 2023 |
% VAR. (A/B) |
POS. 2023 |
↑↓ |
1 |
VW POLO |
57.862 |
6,82% |
37.722 |
5,14% |
53,39% |
2 |
↑ |
2 |
CHEVROLET ONIX |
43.603 |
5,14% |
44.110 |
6,01% |
-1,15% |
1 |
↓ |
3 |
HYUNDAI HB20 |
42.696 |
5,03% |
34.002 |
4,64% |
25,57% |
4 |
↑ |
4 |
FIAT ARGO |
39.624 |
4,67% |
31.920 |
4,35% |
24,14% |
6 |
↑ |
5 |
FIAT MOBI |
32.240 |
3,80% |
30.442 |
4,15% |
5,91% |
7 |
↑ |
6 |
VW T-CROSS |
31.519 |
3,71% |
32.035 |
4,37% |
-1,61% |
5 |
↓ |
7 |
HYUNDAI CRETA |
30.531 |
3,60% |
29.948 |
4,08% |
1,95% |
9 |
↑ |
8 |
CHEVROLET ONIX PLUS |
29.907 |
3,52% |
35.726 |
4,87% |
-16,29% |
3 |
↓ |
9 |
CHEVROLET TRACKER |
28.865 |
3,40% |
28.964 |
3,95% |
-0,34% |
10 |
↑ |
10 |
NISSAN KICKS |
28.181 |
3,32% |
22.062 |
3,01% |
27,74% |
13 |
↑ |
11 |
VW NIVUS |
25.866 |
3,05% |
20.877 |
2,85% |
23,90% |
16 |
↑ |
12 |
RENAULT KWID |
25.635 |
3,02% |
26.646 |
3,63% |
-3,79% |
11 |
↓ |
13 |
JEEP RENEGADE |
23.492 |
2,77% |
23.322 |
3,18% |
0,73% |
12 |
↓ |
14 |
JEEP COMPASS |
22.791 |
2,69% |
30.358 |
4,14% |
-24,93% |
8 |
↓ |
15 |
HONDA HR-V |
21.950 |
2,59% |
20.544 |
2,80% |
6,84% |
17 |
↑ |
16 |
TOYOTA COROLLA CROSS |
21.844 |
2,57% |
21.483 |
2,93% |
1,68% |
14 |
↓ |
17 |
FIAT FASTBACK |
21.735 |
2,56% |
17.497 |
2,39% |
24,22% |
20 |
↑ |
18 |
FIAT PULSE |
18.103 |
2,13% |
21.444 |
2,92% |
-15,58% |
15 |
↓ |
19 |
FIAT CRONOS |
16.763 |
1,97% |
19.195 |
2,62% |
-12,67% |
19 |
= |
20 |
TOYOTA COROLLA |
16.502 |
1,94% |
19.852 |
2,71% |
-16,87% |
18 |
↓ |
21 |
VW VIRTUS |
14.986 |
1,77% |
9.689 |
1,32% |
54,67% |
26 |
↑ |
22 |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
14.131 |
1,66% |
3.797 |
0,52% |
272,16% |
35 |
↑ |
23 |
HYUNDAI HB20S |
14.081 |
1,66% |
9.499 |
1,30% |
48,24% |
27 |
↑ |
24 |
TOYOTA YARIS HATCH |
12.314 |
1,45% |
11.880 |
1,62% |
3,65% |
21 |
↓ |
25 |
RENAULT DUSTER |
10.173 |
1,20% |
10.773 |
1,47% |
-5,57% |
24 |
↓ |
26 |
CITROËN C3 |
10.131 |
1,19% |
11.338 |
1,55% |
-10,65% |
23 |
↓ |
27 |
BYD SONG PLUS |
10.038 |
1,18% |
1.096 |
0,15% |
815,88% |
50 |
↑ |
28 |
PEUGEOT 208 |
9.871 |
1,16% |
11.546 |
1,57% |
-14,51% |
22 |
↓ |
29 |
TOYOTA YARIS SEDAN |
9.772 |
1,15% |
6.057 |
0,83% |
61,33% |
33 |
↑ |
30 |
BYD DOLPHIN |
9.608 |
1,13% |
17 |
0,00% |
56417,65% |
- |
↑ |
31 |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
9.449 |
1,11% |
2.679 |
0,37% |
252,71% |
39 |
↑ |
32 |
CHEVROLET SPIN |
9.415 |
1,11% |
8.591 |
1,17% |
9,59% |
28 |
↓ |
33 |
BYD DOLPHIN MINI |
9.050 |
1,07% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
34 |
GWM HAVAL H6 |
9.043 |
1,07% |
2.162 |
0,29% |
318,27% |
42 |
↑ |
35 |
TOYOTA SW4 |
7.631 |
0,90% |
6.871 |
0,94% |
11,06% |
29 |
↓ |
36 |
JEEP COMMANDER |
7.076 |
0,83% |
10.511 |
1,43% |
-32,68% |
25 |
↓ |
37 |
VW TAOS |
7.013 |
0,83% |
6.429 |
0,88% |
9,08% |
32 |
↓ |
38 |
HONDA CITY |
6.200 |
0,73% |
6.597 |
0,90% |
-6,02% |
31 |
↓ |
39 |
NISSAN VERSA |
5.950 |
0,70% |
3.572 |
0,49% |
66,57% |
37 |
↓ |
40 |
HONDA CITY HATCH |
5.674 |
0,67% |
6.640 |
0,91% |
-14,55% |
30 |
↓ |
41 |
RENAULT KARDIAN |
5.191 |
0,61% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
42 |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
4.331 |
0,51% |
3.714 |
0,51% |
16,61% |
36 |
↓ |
43 |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
3.983 |
0,47% |
1.418 |
0,19% |
180,89% |
48 |
↑ |
44 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
3.912 |
0,46% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
45 |
GWM ORA 03 |
3.687 |
0,43% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
46 |
HONDA ZR-V |
2.780 |
0,33% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
47 |
NISSAN SENTRA |
2.532 |
0,30% |
1.953 |
0,27% |
29,65% |
44 |
↓ |
48 |
BMW X1 |
2.436 |
0,29% |
1.601 |
0,22% |
52,15% |
47 |
↓ |
49 |
FORD TERRITORY |
2.338 |
0,28% |
577 |
0,08% |
305,20% |
- |
↑ |
50 |
BYD SEAL |
2.193 |
0,26% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
848.813 |
100,00% |
733.391 |
100,00% |
15,74% |
... |
... |
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2024 (A) |
% TOTAL 2024 |
1º SEM. 2023 (B) |
% TOTAL 2023 |
% VAR. (A/B) |
POS. 2023 |
↑↓ |
1 |
FIAT STRADA |
56.597 |
24,80% |
50.546 |
25,14% |
11,97% |
1 |
= |
2 |
VW SAVEIRO |
24.477 |
10,73% |
19.105 |
9,50% |
28,12% |
4 |
↑ |
3 |
FIAT TORO |
23.206 |
10,17% |
25.286 |
12,58% |
-8,23% |
2 |
↓ |
4 |
TOYOTA HILUX |
22.289 |
9,77% |
21.524 |
10,71% |
3,55% |
3 |
↓ |
5 |
CHEVROLET MONTANA |
13.004 |
5,70% |
14.064 |
7,00% |
-7,54% |
5 |
= |
6 |
FORD RANGER |
12.766 |
5,59% |
8.226 |
4,09% |
55,19% |
8 |
↑ |
7 |
CHEVROLET S10 |
12.360 |
5,42% |
13.816 |
6,87% |
-10,54% |
6 |
↓ |
8 |
RAM RAMPAGE |
11.375 |
4,98% |
13 |
0,01% |
87400,00% |
43 |
↑ |
9 |
FIAT FIORINO |
8.974 |
3,93% |
8.568 |
4,26% |
4,74% |
7 |
↓ |
10 |
RENAULT OROCH |
6.227 |
2,73% |
5.665 |
2,82% |
9,92% |
9 |
↓ |
11 |
MITSUBISHI L200 |
5.505 |
2,41% |
5.229 |
2,60% |
5,28% |
10 |
↓ |
12 |
NISSAN FRONTIER |
5.323 |
2,33% |
3.878 |
1,93% |
37,26% |
12 |
= |
13 |
RENAULT MASTER |
4.643 |
2,03% |
4.820 |
2,40% |
-3,67% |
11 |
↓ |
14 |
VW AMAROK |
2.397 |
1,05% |
3.779 |
1,88% |
-36,57% |
13 |
↓ |
15 |
FIAT SCUDO |
1.445 |
0,63% |
1.753 |
0,87% |
-17,57% |
15 |
= |
16 |
FORD TRANSIT |
1.440 |
0,63% |
1.480 |
0,74% |
-2,70% |
16 |
= |
17 |
FORD MAVERICK |
1.437 |
0,63% |
727 |
0,36% |
97,66% |
24 |
↑ |
18 |
KIA K2500 |
1.169 |
0,51% |
1.204 |
0,60% |
-2,91% |
17 |
↓ |
19 |
FIAT TITANO |
1.030 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
20 |
FIAT DUCATO |
947 |
0,42% |
148 |
0,07% |
539,86% |
31 |
↑ |
21 |
RAM CLASSIC |
937 |
0,41% |
1.087 |
0,54% |
-13,80% |
18 |
↓ |
22 |
VW / MAN EXPRESS |
916 |
0,40% |
927 |
0,46% |
-1,19% |
21 |
↓ |
23 |
RAM 3500 |
858 |
0,38% |
2.164 |
1,08% |
-60,35% |
14 |
↓ |
24 |
CHEVROLET SILVERADO |
851 |
0,37% |
7 |
0,00% |
12057,14% |
- |
↑ |
25 |
RAM 1500 |
824 |
0,36% |
757 |
0,38% |
8,85% |
22 |
↓ |
26 |
IVECO DAILY |
804 |
0,35% |
949 |
0,47% |
-15,28% |
20 |
↓ |
27 |
RAM 2500 |
737 |
0,32% |
612 |
0,30% |
20,42% |
27 |
↑ |
28 |
CITROËN JUMPY |
654 |
0,29% |
1.046 |
0,52% |
-37,48% |
19 |
↓ |
29 |
EFFA V21 |
627 |
0,27% |
397 |
0,20% |
57,93% |
28 |
↓ |
30 |
IVECO DAILY 30-130 |
580 |
0,25% |
80 |
0,04% |
625,00% |
32 |
↑ |
31 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
576 |
0,25% |
644 |
0,32% |
-10,56% |
25 |
↓ |
32 |
PEUGEOT EXPERT |
489 |
0,21% |
740 |
0,37% |
-33,92% |
23 |
↓ |
33 |
PEUGEOT PARTNER |
424 |
0,19% |
614 |
0,31% |
-30,94% |
26 |
↓ |
34 |
HYUNDAI HR |
423 |
0,19% |
47 |
0,02% |
800,00% |
36 |
↑ |
35 |
JEEP GLADIATOR |
329 |
0,14% |
69 |
0,03% |
376,81% |
34 |
↓ |
36 |
FORD F-150 |
258 |
0,11% |
390 |
0,19% |
-33,85% |
29 |
↓ |
37 |
RENAULT KANGOO |
237 |
0,10% |
1 |
0,00% |
23600,00% |
- |
↑ |
38 |
EFFA V22 |
198 |
0,09% |
177 |
0,09% |
11,86% |
30 |
↓ |
39 |
FORD ETRANSIT |
102 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
40 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
96 |
0,04% |
21 |
0,01% |
357,14% |
40 |
↑ |
41 |
BYD T3 |
95 |
0,04% |
34 |
0,02% |
179,41% |
37 |
↓ |
42 |
PEUGEOT BOXER |
78 |
0,03% |
69 |
0,03% |
13,04% |
35 |
↓ |
43 |
RENAULT KANGOO E-TECH |
78 |
0,03% |
4 |
0,00% |
1850,00% |
- |
↑ |
44 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
56 |
0,02% |
9 |
0,00% |
522,22% |
46 |
↑ |
45 |
CITROËN JUMPER |
49 |
0,02% |
29 |
0,01% |
68,97% |
39 |
↓ |
46 |
EFFA V25 |
48 |
0,02% |
31 |
0,02% |
54,84% |
38 |
↓ |
47 |
JAC EJV5.5 |
35 |
0,02% |
10 |
0,00% |
250,00% |
45 |
↓ |
48 |
IVECO DAILY 35-180 |
32 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
49 |
RENAULT KWID |
18 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
↑ |
50 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
15 |
0,01% |
71 |
0,04% |
-78,87% |
33 |
↓ |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
228.190 |
100,00% |
201.049 |
100,00% |
13,50% |
... |
... |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking