Ao mesmo tempo em que comemora os 25 anos de atividades da fábrica de São José dos Pinhais (PR), a Volkswagen confirma que aplicará R$ 3 bilhões em investimentos na unidade. A planta já produziu mais de 3 milhões de veículos ao longo desse tempo e será ampliada para a abrigar a produção de importantes novidades nos próximos anos.
Atualmente, a fábrica é responsável pela produção do SUV T-Cross, por parte da Volkswagen, e dos crossovers Q3 e Q3 Sportback, por parte da Audi. A área construída atual é de 1.300.000 m² e, além do mercado brasileiro, a planta é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 países da América Latina e da África.
Audi Q3 produzido em São José dos Pinhais (PR)
A fábrica adota processos de produção avançados, como solda a laser, e foi uma das primeiras do país a usar tinta à base de água na pintura de automóveis. Há ainda avançado processo de tratamento de efluentes para esgotos convencionais e industriais, amplo uso de iluminação natural tanto nos escritórios quanto nas áreas produtivas, uso racionalizado de energia e de gás natura, e cerca de 300 mil metros quadrados de reflorestamento (incluindo mais de 10 mil araucárias).
Pátio da fábrica com unidades do Golf em estoque
O primeiro modelo produzido na planta foi o Audi A3, ainda em 1999. Na sequência, o Fox começou a sair das linhas de montagem em 2003 e o CrossFox em 2005. Outros marcos importantes foram a produção do Golf com plataforma MQB em 2016, Audi Q3 no mesmo ano, T-Cross em 2019 e, mais recentemente, as novas gerações de Q3 e Q3 Sportback em 2022. A fábrica também já chegou a produzir complementarmente a picape Saveiro e a perua SpaceFox.
Sedã Virtus também será produzido no Paraná
Com o investimento de R$ 3 bilhões anunciado, a Volkswagen passará a produzir na unidade inédita picape de porte intermediário desenvolvida para brigar com Chevrolet Montana e Fiat Toro. Além disso, passará a abrigar a partir de 2025 a produção do Virtus, que também seguirá sendo produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta