Apresentado no mercado internacional em 2018 e reestilizado em 2022, o Volkswagen Jetta passará por mais uma atualização de meia-vida antes de trocar totalmente de geração. Prova disso veio da própria marca, que confirmou em comunicado a estreia vindoura do modelo renovado. O lançamento acontecerá ainda neste mês de junho e contemplará tanto as versões convencionais quanto a variante esportiva GLI.

A Volkswagen manteve mistério e não divulgou qualquer foto ou teaser do Jetta 2025, mas informações recentemente vazadas adiantam detalhes importantes. Na dianteira, todo o conjunto atual será substituído por um esquema bem mais elegante e dinâmico. Dessa forma, os faróis serão bem mais estreitos e alinhados com o fato da grade. O conjunto terá posição ligeiramente mais baixa, abrindo caminho para a inserção de uma régua plástica na cor da carroceria logo acima.

VW Jetta GLI 2023 (BR)

O capô também será modificado e ficará mais plano e liso. No para-choque, a entrada de ar inferior ficará bem mais destacada e ganhará novos elementos em vermelho na versão GLI. Já na traseira, as lanternas terão nova disposição interna de elementos e inédita assinatura luminosa em LEDs. Além disso, ficarão mais grossas na parte interna e passarão a ser interligadas por barra horizontal posicionada sobre a tampa do porta-malas. Por fim, as rodas serão redesenhadas de acordo com cada versão.

Esportivos: Fiat Pulse Abarth, VW Jetta GLI e Honda Civic Type R

Mecanicamente não são esperadas grandes mudanças. No Jetta GLI, será mantido o motor 2.0 TSI de quatro cilindros, com turbocompressor e injeção direta. Recalibrado na última reestilização, desenvolve 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque e vem sempre associado ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e 7 marchas. De acordo com a Volkswagen, acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e chega a 249 km/h.

Em outros mercados, como nos Estados Unidos, as versões mais simples têm motor 1.5 TSI de 160 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, que pode vir associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 posições.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com