Depois de já ter feito muita polêmica com o nome do Mustang com o Mach-E, a Ford pode apostar na herança do cupê mais uma vez. Em uma entrevista à Autocar, o CEO Jim Farley mostrou-se aberto à ideia de lançar outros carros como parte de uma linha expandida do Mustang. Ele descartou alguns modelos, como um pequeno SUV e um off-roader, mas não excluiu um sedã.
"Mas será que poderíamos fazer outras carrocerias de Mustang - um quatro portas ou qualquer outra coisa? Acredito que sim, desde que esses modelos tenham todo o desempenho e a atitude do original."
Embora os entusiastas possam zombar da ideia de um Mustang para toda a família, a verdade é que a Ford possivelmente está pensando em fazê-lo há algum tempo. A imagem acima mostra alguns esboços oficiais da marca, assinadas pelo designer sênior de exterior sênior Christopher Stevens. Elas surgiram em meados de setembro de 2022, quando a geração S650 foi oficialmente revelado.
O atraente esboço de design foi apresentado junto com outras ilustrações do cupê que mostravam visuais que foram rejeitados. Alguns argumentariam que a Ford poderia usar outro carro em sua linha nos EUA depois de matar o Fiesta, o Focus, o Taurus e o Fusion nos últimos anos. O Mustang é o único carro que restou, e todos os outros são SUVs e caminhões.
Se um sedã elegante deve ou não ter o nome do Mustang, isso pode ser debatido. A ideia está longe de ser nova. Em meados da década de 1960, um protótipo de quatro portas (foto abaixo) foi construído, mas acabou não recebendo o sinal verde. Parece que a fabricante sediada em Dearborn não tem medo de capitalizar a popularidade do apelido lançando outros modelos além do SUV elétrico Mach-E.
Os rumores de um Mustang de quatro portas têm circulado desde pelo menos 2018. As primeiras especulações afirmavam que a Ford chegou a informar aos revendedores sobre um sedã com um motor V8 turboalimentado. No entanto, no final das contas, eram apenas boatos. Os esboços e a entrevista de Farley à Autocar são o mais próximo de um Mustang de quatro lugares que temos até agora.
Farley quer reforçar a família Mustang com modelos adicionais, pois disse à revista britânica que há mais por vir depois do extremamente caro GTD. Um modelo puramente elétrico não está nos planos. Bem, outro além do SUV Mach-E:
"Uma coisa que posso prometer, no entanto, é que nunca faremos um Mustang totalmente elétrico".
O chefe mencionou ainda que a Ford não pretende replicar a estratégia da Porsche com a crescente linha 911. Uma coisa com a qual todos podemos concordar nessa entrevista é sua declaração sobre manter o velho V8 vivo "enquanto Deus e os políticos nos deixarem". Embora o 5.0 permaneça e um veículo elétrico não esteja em desenvolvimento, Farley não descartou a ideia de uma configuração híbrida:
"Fizemos testes e realmente acreditamos que as motorizações parcialmente elétricas funcionam bem para os motoristas de esportivos."
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum