O Ford Mustang GTD 2025 fez sua estreia há uma semana como uma versão legalizada do GT3 Race CAR, configuração de corrida feita para brilhar em Le Mans no último ano. É simplesmente o Mustang mais rápido feito em produção. Ele também apresenta tecnologias como suspensão adaptativa e aerodinâmica ativa que são proibidas pelos regulamentos de competição.
Ele estará à venda no final de 2024 ou no início de 2025 no mercado estadunidense a um preço inicial de cerca de US$ 300.000 (cerca de R$ 1.651.140). O nome desse Mustang vem da versão de corrida IMSA GTD que corre nos Estados Unidos. A Ford só aceitará compradores mediante solicitação em um processo semelhante ao método de vendas do Ford GT.
V8 montado no meio ou não?
Ao contrário dos rumores, o Mustang GTD não tem um motor central. A Ford conseguiu produzir impressionantes 826 cv e 91,8 kgfm de torque a partir do 5.2 V8 através de um compressor de ar mecânico e a revisão das tubulações de admissão e escapamento do modelo.
O Mustang GTD adota uma caixa de câmbio transeixo, o que significa que a transmissão fica ligada diretamente ao eixo traseiro, contribuindo para uma distribuição de peso próxima de 50-50. Trata-se de uma unidade de dupla embreagem de 8 velocidades e um eixo de transmissão de fibra de carbono envia a potência do motor para a caixa de câmbio.
O sistema de controle de tração variável no modo de pista ajusta a potência do motor e a natureza intrusiva do controle de tração, o que permite que o motorista adapte o veículo à sua capacidade de condução em um circuito.
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Nova suspensão e mais fibra de carbono
O Ford GTD tem uma suspensão semiativa, de modo que pode ajustar a taxa de mola e a altura do percurso. Os componentes incluem amortecedores adaptativos e a configuração do modo Track rebaixa o veículo em 40 milímetros. Os freios Brembo instalados no carro são de carbono-cerâmica de série.
Quanto à carroceria, a maior parte é feita de fibra de carbono para reduzir o peso do GTD. O material leve compõe o divisor dianteiro, o capô, as asas, as soleiras das portas, o teto, a tampa do porta-malas e o difusor traseiro. As peças de carbono para as carenagens dianteira e traseira são uma atualização opcional, isso mantém o peso do carro baixo, em cerca de 1.482 kg.
Os compradores também podem obter um pacote aerodinâmico disponível que adiciona aletas dianteiras operadas hidraulicamente, uma bandeja de fibra de carbono sob a carroceria e um spoiler traseiro ativo. Os futuros compradores do GTD também poderão escolher a cor de sua preferência e até mesmo uma tonalidade personalizada fornecida pelo cliente.
A cabine do GTD apresenta uma mistura de camurça Miko, couro e fibra de carbono. Os ocupantes sentam-se em assentos Recaro e o banco traseiro desapareceu. Um pacote opcional inclui titânio impresso em 3D para as manoplas de câmbio, velocímetro e placa de identificação. O material é proveniente de peças de titânio retiradas do Lockheed Martin F-22, um poderoso jato de combate.
Tudo sobre velocidade
"O objetivo desse projeto era claro: ser muito, muito mais rápido do que nunca, com uma meta de tempo em Nürburgring abaixo de 7 minutos", disse Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa da Ford. "Isso o tornaria o Mustang de produção mais rápido já projetado pela Ford."
Quando perguntado quando a volta em Nürburgring (ALE) aconteceria, um porta-voz da Ford disse aos nossos colegas do Motor1.com: "Compartilharemos mais detalhes sobre isso mais tarde."
A Multimatic cuidará da montagem final do Mustang GTD. As carrocerias virão da fábrica de montagem de Flat Rock da Ford e o V8 sobrealimentado será projetado na fábrica de motores de Dearborn, ambas nos EUA
Fonte: Ford