Depois de confirmar que traria a sétima geração para o Brasil, a Ford revelou os detalhes definitivos do novo Mustang que será oferecido por aqui. O esportivo entra hoje (25/3) em pré-venda, com as entregas acontecendo até o final de junho para as primeiras unidades. A marca não quis falar de números, mas o carro feito em Dearborn (EUA) de contar com cerca de 200 unidades no primeiro lote que está chegando de navio.

O novo Ford Mustang será comercializado no Brasil sempre na configuração GT Performance. Sairá de cena a atual versão Mach 1, mais esportiva, em favor de uma opção mais completa. Com isso, os preços caíram. Enquanto o Mustang Mach 1 de sexta geração custava R$ 576.490, o novo Mustang GT Performance sairá por R$ 529.000. Serão oferecidas as cores Preto Astúrias, Cinza Catalunha, Cinza Torres, Azul Estoril, Branco Ártico e Vermelho Arizona, além de duas novidades: Vermelho Zadar e Azul Algarve.

Galeria: Lançamento Ford Mustang de sétima geração no Brasil

Mustang, 60 anos

Em 2024, o Ford Mustang completará seis décadas desde seu lançamento nos EUA em 1964. O modelo está chegando em sua sétima geração ao Brasil, sendo a segunda a ser comercializada oficialmente por aqui. Vale lembrar que a sexta geração foi a primeira do esportivo a ser feito a partir de uma plataforma exclusiva, não derivada de um outro modelo da marca. 

O visual do novo Mustang ficou um pouco mais sisudo, com faróis mais afilados e dianteira mais proeminente. A marca trabalhou o visual para deixar as linhas retas mais marcadas, mas mantendo as curvas que tanto caracterizam o muscle car. Destaque para característica traseira com as lanternas de três filetes, que recebeu um recesso bem marcado.

Lançamento Ford Mustang de sétima geração no Brasil

Com a nova geração, a Ford aplicou uma série de mudanças no chassi, que ficou 30% mais rígido. Porém, a marca optou por trazer este novo Mustang com um pacote de equipamentos mais completo, então o peso sobe 22 kg em comparação ao antigo Mach 1, indo a 1.836 kg. A nova carroceria deixou o esportivo um pouco mais comprido e largo, mas a distribuição de peso fica em 55% na dianteira e 45% na traseira. Nas medidas, o novo Ford Mustang tem 4.811 mm de comprimento, 2.719 mm de entre-eixos, 1.958 mm de largura e 1.398 mm de altura. O bagageiro acomoda 382 litros.

O sistema de suspensão continua independente, mas conta com o sistema Magneride se amortecedores magnéticos adaptativos. Com a nova geração, ganhou mais uma função que é identificar buracos. Mas a atuação é mais que na firmeza dos amortecedores em caso de impacto. O sistema vê o buraco e impede que a roda desça completamente, suavizando o impacto.

Lançamento Ford Mustang de sétima geração no Brasil

Mas um Mustang não seria um Mustang sem o seu motor V8. Sob o capô aparece a nova interação do Coyote, nome da família 5.0 V8 aspirada da Ford. Ele foi retrabalhado, diminuindo atritos internos, além de ter recebido duplo corpo de borboletas para melhorar o controle de fluxo de ar e novos dutos de admissão e escape. Agora, ele entrega 488 cv de potência e 58 kgfm de torque, sendo que 80% da força aparece a 2.000 rpm.

O câmbio permanece sendo automático de 10 marchas com nova calibração, enquanto a tração, claro, é traseira e conta com diferencial traseiro de deslizamento limitado (LSD). A Ford declara que o Mustang GT Performance consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Para segurar tudo isso, o esportivo conta com freios a disco nas quatro rodas da Brembo.

Lançamento Ford Mustang de sétima geração no Brasil

O Mustang oferece 5 modos de condução, incluindo um para arrancada, além de uma opção configurável. Nela pode-se escolher individualmente parâmetros para direção, suspensão, resposta do acelerador e até o quanto de barulho você quer que o escape faça. Há até uma função line lock, que trava apenas as rodas dianteiras permitindo que as traseiras deslizem para aquecer os pneus, algo comum em arrancadas. Destaque ainda para o freio de mão, que é eletrônico, mas ainda tem alavanca que permite a operação quase que manual.

Falando em tecnologia, o carro recebeu um par de telas novas, agora integradas e flutuantes. Para os instrumentos, tem 12,4" e pode ser configurada de modo a imitar os painéis das gerações anteriores. Ao lado, está a central multimídia SYNC 4, com 13,2". Ela ainda oferece 28 opções de aparência para o sistema.

Lançamento Ford Mustang de sétima geração no Brasil

Falando em tecnologia, o novo Mustang finalmente recebe a capacidade de espelhar smartphones por meio de Android Auto e Apple Car Play sem fios. Um carregador por indução também foi adicionado. O carro ainda conta com sistema de som Bang & Olufsen com 12 alto-falantes, volante aquecido e bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação. Há ainda chave presencial que, além da partira a distância, permite que se acelere o carro remotamente, invenção da engenharia brasileira.

Na parte de segurança, o carro ainda conta com 7 airbags, controle de cruzeiro adaptativo atuante em trânsito, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, assistente de manobra evasiva, monitor de ponto cego, sistema de reconhecimento de placas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com