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Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos

Hatchback médio não terá vida prolongada para além do ano que vem, mas versão elétrica é cogitada

Ford Focus 2022

Representante da Ford no segmento global de hatchbacks médios por quase 30 anos, o Focus como conhecemos deixará de existir definitivamente no ano que vem. A própria marca já havia anunciado o fim de linha do modelo há alguns meses e, agora, mais uma vez confirma que a produção não se estenderá para além de 2025. “Não há quaisquer planos para prolongar a produção do Focus”, disse Martin Sander, chefe da empresa na Europa.

A declaração de Sander foi dada em resposta às especulações sobre eventual sobrevida do Focus diante da desaceleração da demanda por EVs. Algumas marcas, inclusive, já revisaram suas metas sobre eletrificação e decidiram prolongar a produção de alguns modelos tradicionais. Já a Ford diz que "longo prazo, ainda estamos profundamente convencidos de que os EVs serão o futuro e veremos um aumento significativo no volume”.

O executivo acrescentou: “até ao final deste ano, teremos uma gama completa de veículos eléctricos – tanto no setor dos veículos de passageiros como também na nossa linha de negócios e veículos comerciais – e seremos bastante flexíveis para nos adaptarmos à procura do mercado. Nos próximos anos, teremos uma ampla escolha". 

Sobre o Focus, a produção será encerrada em definitivo na fábrica de Saarlouis, na Alemanha, no final de novembro do ano que vem. Com o fim do hatchback, a planta ficará fortemente ameaçada e corre sério risco de fechar as portas. A unidade foi cortada dos planos futuros da Ford depois que as unidades de Valência, na Espanha, e Colônia, também na Alemanha, foram escolhidas como plataformas de produção dos novos carros elétricos da marca.

Ford Focus Active Wagon (2022)

A Ford procura compradores para a unidade desde 2022 e a experiência de outras empresas mostra que está cada vez mais difícil vender fábricas antigas na Europa. Na prática, tem sido mais fácil construir plantas novas do que adquirir e reformular parques já instalados. 

No ano passado, pelo menos 10 potenciais compradores chegaram a conversar com a Ford sobre Saarlouis, mas nenhum negócio foi concluído. A chinesa BYD, que chegou a se interessar pela unidade, acabou por decidir construir sua própria fábrica europeia do zero na Hungria.

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