Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Hatchback médio não terá vida prolongada para além do ano que vem, mas versão elétrica é cogitada
Representante da Ford no segmento global de hatchbacks médios por quase 30 anos, o Focus como conhecemos deixará de existir definitivamente no ano que vem. A própria marca já havia anunciado o fim de linha do modelo há alguns meses e, agora, mais uma vez confirma que a produção não se estenderá para além de 2025. “Não há quaisquer planos para prolongar a produção do Focus”, disse Martin Sander, chefe da empresa na Europa.
A declaração de Sander foi dada em resposta às especulações sobre eventual sobrevida do Focus diante da desaceleração da demanda por EVs. Algumas marcas, inclusive, já revisaram suas metas sobre eletrificação e decidiram prolongar a produção de alguns modelos tradicionais. Já a Ford diz que "longo prazo, ainda estamos profundamente convencidos de que os EVs serão o futuro e veremos um aumento significativo no volume”.
O executivo acrescentou: “até ao final deste ano, teremos uma gama completa de veículos eléctricos – tanto no setor dos veículos de passageiros como também na nossa linha de negócios e veículos comerciais – e seremos bastante flexíveis para nos adaptarmos à procura do mercado. Nos próximos anos, teremos uma ampla escolha".
Sobre o Focus, a produção será encerrada em definitivo na fábrica de Saarlouis, na Alemanha, no final de novembro do ano que vem. Com o fim do hatchback, a planta ficará fortemente ameaçada e corre sério risco de fechar as portas. A unidade foi cortada dos planos futuros da Ford depois que as unidades de Valência, na Espanha, e Colônia, também na Alemanha, foram escolhidas como plataformas de produção dos novos carros elétricos da marca.
A Ford procura compradores para a unidade desde 2022 e a experiência de outras empresas mostra que está cada vez mais difícil vender fábricas antigas na Europa. Na prática, tem sido mais fácil construir plantas novas do que adquirir e reformular parques já instalados.
No ano passado, pelo menos 10 potenciais compradores chegaram a conversar com a Ford sobre Saarlouis, mas nenhum negócio foi concluído. A chinesa BYD, que chegou a se interessar pela unidade, acabou por decidir construir sua própria fábrica europeia do zero na Hungria.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Ford Focus 2022 muda visual e ganha tecnologias contra VW Golf