Considerado um dos nomes mais lembrados do mercado global quando o assunto é hatchback médio, o Focus como conhecemos não terá futuro dentro do portfólio da Ford. A própria marca confirmou ainda em 2022 que o modelo seria descontinuado e a data exata da despedida das linhas de montagem acaba de ser revelada: dia 30 de novembro de 2025.

A informação foi confirmada pelo sindicato IG Metall, que supervisiona os funcionários da fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, onde o Focus é produzido. A saída do modelo do mercado será definitiva e acontecerá após quatro gerações e quase 30 anos de comercialização. Na prática, o Focus não terá direito a sucessor e provavelmente será substituído por SUV elétrico ainda inédito.

Ford Focus 2022

Com o fim de linha do Focus, a fábrica de Saarlouis ficará fortemente ameaçada e corre sério risco de fechar as portas. A planta foi cortada dos planos futuros da Ford depois que as unidades de Valência, na Espanha, e Colônia, também na Alemanha, foram escolhidas como plataformas de produção dos novos carros elétricos da marca. Em operação desde 1966, Saarlouis não tem investimentos à vista depois que deixar de produzir o Focus no ano que vem.

Ford Focus Active Wagon (2022)

Focus Active Wagon

A Ford procura compradores para a unidade desde 2022 e a experiência de outras empresas mostra que está cada vez mais difícil vender fábricas antigas na Europa. Na prática, tem sido mais fácil construir plantas novas do que adquirir e reformular parques já instalados. 

No ano passado, pelo menos 10 potenciais compradores chegaram a conversar com a Ford sobre Saarlouis, mas nenhum negócio foi concluído. A chinesa BYD, que chegou a se interessar pela unidade, acabou por decidir construir sua própria fábrica europeia do zero na Hungria.

Ford Focus 2022

O sindicato IG Metall concordou na semana passada em despedir 3.500 dos atuais 4.500 funcionários de Saarlouis. As demissões começarão assim que a produção do Focus for encerrada e, mediante acordo, os demais 1.000 trabalhadores não serão dispensados até 2032. Fica a incógnita de como funcionará a fábrica até lá, já que a Ford não fez nenhuma declaração oficial sobre o assunto.

A marca está agora revendo sua estratégia para veículos elétricos e desenvolvendo uma nova plataforma modular para produzir EVs acessíveis contra rivais chineses. Talvez seja essa a tábua de salvação da fábrica de Saarlouis. Ainda assim, a planta permanece à venda.

Focus no Brasil

Por aqui, o Focus saiu de linha em 2019 e não ganhou substituto. Desde então, o segmento nacional de hatchbacks médios praticamente sucumbiu diante do avanço dos SUVs. O único representante da categoria é o Chevrolet Cruze Sport6.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com