Apesar de ser considerado um dos nomes mais emblemáticos do portfólio da Ford, o hatchback Focus não terá futuro no programa estratégico de eletrificação da marca. Prova disso foi dada nesta quarta-feira (22) pelo própria companhia, que confirmou a morte do modelo na Europa em 2025. A saída do mercado será definitiva, ou seja, sem direito a sucessor direto e acontecerá após quase 30 anos de comercialização.

O anúncio acontece em momento bastante delicado para o Focus. As vendas estão em baixa em todo o mercado europeu e a produção foi significativamente reduzida em razão da escassez de semicondutores. Some a isso a queda do próprio segmento como um todo, que tem sido diretamente atingido nos últimos anos pelo avanços dos SUVs.

Galeria: Ford Focus 2022

Em uma entrevista concedida hoje (22), o próprio chefe da Ford, Stuart Rowley, confirmou oficialmente o fim de linha do modelo. Além disso, declarou que a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, também está com futuro incerto, já que não há planos concretos para a unidade após o encerramento da produção daqui três anos.

"Estamos buscando outras oportunidades alternativas para a produção de veículos em Saarlouis, incluindo a venda para outros fabricantes. Não temos em nosso ciclo de planejamento um modelo adicional que vá para Saarlouis", disse.

Rowley também admitiu que haverá cortes de empregos "significativos" na unidade, que atualmente emprega cerca de 4.600 pessoas. "A realidade da indústria é que a produção de VEs exigirá menos pessoas", justificou.

A partir de 2025, órfãos do Focus que desejarem continuar na Ford serão obrigados a migrar para SUVs, como Puma e Kuga, ou gastar mais para entrar na era elétrica, adquirindo os EVs que a marca planeja lançar em breve.

Ford Focus 2022

Focus no Brasil

Por aqui, o Focus saiu de linha em 2019 e não ganhou substituto. Desde então, o segmento nacional de hatchbacks médios praticamente sucumbiu diante do avanço dos SUVs. O único representante da categoria é o Chevrolet Cruze Sport6. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com