Apesar de distante do Brasil, a nova geração do Ford Focus tem adotado solução bastante característica do nosso mercado para comercialização em países da Europa. Por lá, o hatchback recém-reestilizado começa a ser vendido com motorização adaptada para consumir etanol (combustível amplamente usado nos carros brasileiros). Chegará às lojas em abril, começando pela Suécia.

A novidade atende exigência de consumidores que buscavam por versões mais limpas e sustentáveis do Focus, mas não encontravam opções do tipo no portfólio. Havia expectativa de que a Ford pudesse oferecer variantes híbridas com a chegada do facelift, mas a marca acabou não lançando. Dessa forma, as novas versões adaptadas para o etanol acabam atuando como alternativa à eletrificação.

Galeria: Ford Focus 2022

"É ótimo podermos oferecer tantos modelos com capacidade para E85, especialmente o novo Focus. O E85 para nós é uma parte importante da combinação de combustíveis alternativos. Claro, temos um forte foco na eletrificação, mas queremos poder oferecer uma alternativa àqueles que não podem pagar ou não têm viabilidade prática de aderir à eletricidade. Então o E85 é uma boa alternativa", disse Erik Lindham, chefe da divisão da Ford na Suécia.

Sob o capô, o Focus Flexifuel tem motor 1.0 turbo EcoBoost com 125 cv de potência. Pode ser ser equipado com câmbio manual de 6 marchas ou automático. Tem capacidade para consumir etanol E85 (mistura de 85% de etanol anidro e 15% de gasolina pura), gasolina ou a mistura de ambos, dependendo da situação.

A expectativa é comercializar neste ano cerca de 3.000 unidades. Além do Focus, os modelos Puma, Kuga e Transit Connect também têm capacidade para rodar com etanol. Para estes veículos, a estimativa é vender algo em torno de 2.000 exemplares.

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