Lamborghini revela Urus híbrido plug-In com motor V8 e 800 cv
E ainda é mais rápido que o modelo puramente a combustão
A Lamborghini conseguiu fazer um SUV híbrido plug-in (PHEV) capaz de empolgar. O novo Urus SE é uma versão eletrificada do modelo mais vendido da empresa, agora com mais potência e velocidade. Embora uma configuração PHEV costume trazer um motor menor, esse não é o caso aqui. O 4.0 V8 biturbo continua presente, complementado por um motor elétrico.
Alojado na transmissão automática de oito velocidades, o motor elétrico produz 191 cavalos de potência e 36,3 kgfm de torque. O motor a gasolina entrega sozinho 620 cv e 60,1 kgfm. Combinados, os dois proporcionam uma potência total de 800 cv a 6.000 rpm e um torque de 71,5 kgfm a partir de 1.750 rpm.
Lamborghini Urus SE híbrido
Em comparação com o Urus S, o novo SE é 0,1 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h, completando a tarefa em 3,4 segundos. Apenas a versão Performante do Urus continua sendo a mais rápida da linha Urus, com 3,3 segundos. O SUV híbrido acelera até 200 km/h em 11,4 segundos, ou 1,1 segundo a menos que a versão a gasolina e 0,1 mais rápido que o Urus Performante. A velocidade máxima declarada é de 312 km/h, o que o torna um pouco mais rápido que ambas as versões que usam somente o V8 a gasolina.
O Urus SE vem com uma bateria de íons de lítio de 25,7 kWh montada abaixo do piso de carga, com capacidade para mais de 60 km de autonomia elétrica pura. Dirigido no modo EV, o SUV atinge uma velocidade máxima de 130 km/h. Depois disso, o V8 entra em ação automaticamente. A Lamborghini chega a dizer que as emissões foram reduzidas em 80% em comparação com o modelo somente a combustão.
Com o híbrido plug-in, a Lamborghini aproveita a oportunidade para dar um toque especial ao SUV. Os faróis de LED matriciais atualizados agora têm uma assinatura de luz diurna que lembra a cauda de um touro, pelo menos foi o que a marca informou. Há alguns ajustes discretos na seção dianteira com elementos de design derivados do supercarro Revuelto . A traseira aparentemente lembra o Gallardo.
A Lamborghini venderá o SUV eletrificado com novas rodas de 23", mais de 100 opções de cores para a carroceria e 47 temas para o interior. Se nenhum deles agradar a sua imaginação, há também o programa Ad Personam para para pedidos especiais. O Urus SE vem com um par de telas de 12,3" e quatro novos modos selecionáveis: EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge.
Estamos nos perguntando se uma configuração V8 PHEV semelhante também está planejada para o substituto do Huracan que será lançado no final deste ano. Já sabemos que a Lamborghini está aposentará o V-10 no futuro. Quanto ao Urus, a Lamborghini já confirmou que o modelo de segunda geração será estritamente elétrico quando for lançado em 2029.
Fonte: Lamborghini
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Novo BMW X3 chega ao Brasil no 1º trimestre híbrido-leve de 48V
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
Jeep admite: foram "longe demais" nos preços dos SUVs
Nós avisamos: Hyundai Ioniq 5 N fez Urus, G63 e Cullinan passarem vergonha
Honda ADV 160 2025: cara sim, ruim jamais
Lamborghini Urus híbrido plug-in é flagrado em testes e estreia este ano