Após apresentação prévia através de teasers, a Smart finalmente oficializa nesta terça-feira (23) a estreia definitiva do crossover #5 Concept. Projetado com participação direta da chinesa Geely (desde 2019 dona de metade da Smart), o modelo adianta SUV inédito a ser lançado em versão final na virada do ano. Será posicionado no topo da gama da empresa e vendido tanto na China quanto na Europa.

Embora ainda conceitual, o #5 Concept é classificado como o maior, mais espaçoso e mais robusto modelo já feito pela Smart. A marca não divulga medidas, mas é certo que o carro de produção será dimensionado entre um Audi Q3 (4,50 metros de comprimento) e um Mercedes-Benz GLB (4,65 metros). Na prática, destoará bastante da originalidade da Smart, que ficou mundialmente conhecida nos anos 2000 pela produção de micro-carros.

Smart #5 Concept

Posicionado acima do #1 e do #3, o #5 é descrito como "o carro mais inesperado e versátil que a nossa marca já criou", diz comunicado oficial. "Com este veículo, deixamos todas as fronteiras para trás e abrimos um novo segmento para clientes na Europa e em todo o mundo.” O conceito apresentado usa traje off-road evidenciado por elementos como rack de teto com LEDs integrados, generosa distância do solo e degrau traseiro rebatível para acesso ao teto.

Smart #5 Concept

A versão final será visualmente suavizada e, ao que tudo indica, adotará a conhecida plataforma SEA do grupo Geely (usada também em modelos da Volvo). Estimativas indicam pelo menos 549 km de autonomia, bateria com capacidade superior a 100 kWh e arquitetura elétrica de de 800 volts. Como resultado, será capaz de carregar de 10 a 80% em apenas 15 minutos em estações rápidas de recarga.

A empresa não anunciou a potência do conjunto elétrico, mas adiantou que o #5 oferecerá cinco modos de condução adaptados para diferentes condições de estrada. Quando chegar ao mercado, o modelo brigará com rivais como Mini Countryman Electric, BMW iX1, Mercedes EQA/EQE, Audi Q4 e-tron e Volvo EX40.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com