Já havia rumores há algum tempo, mas agora está confirmado: Um Smart #5 está sendo planejado. Além disso, a empresa já está apresentando os primeiros esboços de um carro-conceito, que será exibido no Salão de Pequim (China), a partir de 25 de abril.

O novo modelo - o terceiro após o #1 e o #3 - pretende marcar a entrada no segmento de SUVs de tamanho médio. A Smart ainda não anunciou as dimensões, mas os SUVs de tamanho médio típicos, como o BMW iX3, têm cerca de 4,70 metros de comprimento. Isso faria com que o recém-chegado fosse 30 centímetros mais longo que o Smart #3. Ao contrário deste último, o #5 mais uma vez parece ser um SUV imponente, não um crossover.

Galeria: Smart #5 (Esboço)

As imagens mostram um carro com uma janela traseira muito inclinada mas, com seus flancos retraídos, ele parece bastante dinâmico. Até lembra um pouco o Jeep Renegade, embora seja consideravelmente maior.

Não faltam plásticos pretos para proteção contra arranhões nos arcos das rodas e uma proteção inferior. As lanternas traseiras têm formato semelhante ao dos outros Smarts (e do Mercedes-Benz EQA), porém parecem maiores.

Outras imagens mostram um "assento de gravidade zero", ou seja, um assento que pode ser reclinado bastante para que você possa relaxar durante os intervalos (de carregamento). Como alternativa, partes do rack de teto no conceito podem ser removidas e infladas, transformando-as em espreguiçadeiras. Uma pá também está integrada à construção do rack de teto. No entanto, ainda não se sabe se esses detalhes serão incluídos no modelo de produção.

A Smart promete "o veículo mais espaçoso e variável da marca até o momento", com recursos específicos para ambientes externos e uma aparência robusta. Assim, o Smart #5 tem um visual off-road e pretende exalar um ar aventureiro. A Smart também está anunciando "soluções de alta tecnologia de última geração" - vamos ver se isso é mais do que apenas um invólucro para carregamento de celular sem fio.

A empresa ainda não revelou nada sobre o motor e as baterias, mas ficaríamos surpresos se a empresa se desviasse das soluções conhecidas até o momento. As motorizações de 272 cv e 428 cv devem ser o sfuciente para um carro maior.

A situação é diferente com as baterias: Aqui, esperamos que haja mais capacidade de armazenamento, pois quanto maior o carro, mais frequentemente ele será usado em viagens longas. O Smart #5 provavelmente tem uma distância entre-eixos maior do que o #1 e o #3, que têm 2,75 e 2,79 metros, respectivamente.

Assim, uma bateria maior também teria que ser instalada. Isso também faria sentido do ponto de vista da concorrência, pois o Smart atualmente tem um alcance máximo de 455 quilômetros, enquanto um VW ID.4 consegue 550 quilômetros, um Tesla Model Y até 565 quilômetros e um Ford Mustang Mach-E até 600 quilômetros.

A apresentação do modelo de produção está planejada para o segundo semestre do ano. 

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