Apresentado ao mercado internacional no início de junho, o elétrico iX1, da BMW, acaba de começar a ser produzido em série na fábrica de Regensburg, na Alemanha. Estratégico para os planos de eletrificação da montadora, o modelo conta com dois propulsores elétricos (uma em cada eixo, com potência total de 313 cv) e autonomia que varia entre 413 e 438 km. A oferta nas lojas da Europa foi iniciada em outubro e as entregas devem acontecer logo.
Para abrigar a produção do iX1, a planta de Regensburg passou por diversas atualizações. Recebeu pesados investimentos e passou por importantes modernizações para fabricar tanto o elétrico quanto o X1 tradicional na mesma linha de montagem. Com isso, todas as fábricas alemãs da BMW agora podem produzir veículos elétricos, conforme prometido há dois anos. A produção de veículos movidos unicamente a combustão foi transferida para o Reino Unido e a Áustria.
Galeria: BMW iX1 - Fábrica de Regensburg
A BMW também aproveitou a ocasião para anunciar importantes metas traçadas para o segmento de EVs. De acordo com Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração e responsável pelo setor de produção, pelo menos um em cada três veículos da marca saídos de fábricas alemãs será elétrico até 2024.
Além disso, será implementado novo processo de produção digital chamado BMW iFactory. Consiste no mapeamento digital das operações, com planejamento mais eficiente das instalações de produção e uso de inteligência artificial nos processos de fabricação. O setor de pintura, está entre os assistidos por IA, com superfícies de tinta digitalizadas para garantir máxima qualidade.
Praticamente idêntico ao X1 de nova geração, o iX1 é o primeiro veículo elétrico com tração nas quatro rodas da BMW no segmento de entrada. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima limitada a 180 km/h (para preservar as baterias de 64,7 kWh, sempre instaladas no assoalho). Ao todo, são 4,50 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura, além do coeficiente de arrasto de apenas 0,27.
No Brasil, o lançamento acontecerá apenas em 2023, pelo tempo necessário para homologar o veículo. Já o X1 tradicional, com motores térmicos, será produzido localmente na fábrica de Araquari (SC).