Lewis Hamilton disse que a investigação da Red Bull sobre a conduta de Christian Horner em relação a uma funcionária da equipe é "um momento realmente importante para a Fórmula 1", pois agora está "fiel aos nossos valores".

O piloto da Mercedes falou na coletiva de imprensa pré-evento do GP do Bahrein na abertura da temporada de 2024, e entende-se que Horner está atualmente viajando com o resultado da investigação da Red Bull GmbH ainda pendente.

Vários interessados da F1 - incluindo o detentor dos direitos comerciais do campeonato e o órgão regulador do automobilismo – pediram à Red Bull a estabelecer rapidamente o resultado, assim como o futuro parceiro de motores da Red Bull, a Ford.

A pergunta feita a Hamilton, assim como a Lando Norris da McLaren e ao piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, que se recusou a comentar, referia-se especificamente a Horner permanecer no cargo e poder falar oficialmente nos testes de pré-temporada durante a investigação.

Isso está no contexto dos esforços gerais da F1 para melhorar a diversidade no campeonato nos últimos anos.

Perguntado sobre sua reação a essa situação, Hamilton respondeu: "É difícil responder, naturalmente.

 

"Eu acho que sempre temos que fazer mais para tentar fazer com que o esporte e o ambiente no qual as pessoas trabalham se sintam seguros e inclusivos.

"E quaisquer alegações devem ser levadas muito a sério.  

"Obviamente, não sabemos tudo o que aconteceu. Mas precisa ser resolvido, pois está pairando sobre o esporte, e será realmente interessante ver como será resolvido em termos do efeito que pode ou não ter sobre o esporte no futuro.

"Acho que é um momento realmente importante para o esporte - garantir que permaneçamos fiéis aos nossos valores."

Norris, falando antes de Hamilton responder, disse que "não tem nada a ver conosco por enquanto".

Norris acrescentou: "A investigação está em andamento, as coisas estão acontecendo. E é algo que prefiro ficar de fora agora. Simples assim."

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, foi repetidamente questionado sobre a situação de Horner durante a mesma coletiva de imprensa.

 

Depois de afirmar repetidamente que a investigação não impacta nem ele nem a equipe da Red Bull, Verstappen foi pressionado a dizer especificamente se estava 100% com Horner e da maneira como o britânico comanda a equipe.

Verstappen respondeu dizendo que está "confiando no processo".

"Isso é o que está acontecendo agora", acrescentou. "É isso que mencionei nas respostas anteriores.

"Mas além disso, quando você fala sobre desempenho, é claro que é muito importante que todos permaneçam juntos."

Verstappen foi posteriormente questionado sobre o que ele sabe sobre o processo que Horner enfrentou e se ainda tem total confiança em seu chefe de equipe.

"Eu não quero entrar nisso", ele respondeu. "Porque não é meu caso, de qualquer maneira, e não quero me envolver com isso. Como equipe, sim, confiamos nesse processo e apenas temos que ser pacientes porque não há necessidade de começar a dizer coisas, começar a gritar coisas em voz alta.

"Você tem que ser paciente. Acho que aprendi isso ao longo dos anos, de qualquer maneira.

Verstappen prosseguiu, no contexto da situação em andamento, dizendo que Horner é muito importante para o sucesso atual da Red Bull, e que não aconteceria muita coisa com qualquer equipe em uma ou duas corridas se um chefe de equipe saísse, pois as mudanças acontecem a longo prazo na F1.

Mas ele enfatizou que a Red Bull não está pensando nessas condições no momento e que a moral da equipe é positiva.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com