Apresentada no mercado norte-americano no final de 2022, a nova geração do esportivo Mustang acaba de desembarcar na Europa. As evoluções de design e tecnologia são exatamente as mesmas, mas as rígidas regras anti-poluição do continente obrigaram a Ford a promover modificações no acerto do emblemático motor V8 que equipa o modelo. Na prática, o Mustang ficou até 54 cv menos potente na comparação com a versão vendida nos Estados Unidos.
O motor 5.0 V8 entrega para os europeus 446 cv de potência e 55 kgfm de torque, contra 487 cv e 57,3 kgfm de força da especificação norte-americana. São consideráveis 41 cv de diferença. Na versão Dark Horse a diferença é ainda maior: 453 cv do europeu contra 507 cv do americano, ou seja, 54 cv de diferença. O torque é de 55 kgfm contra 57,7 kgfm.
Ford Mustang 2024 - Europa
A redução de potência é resultado dos ajustes realizados para enquadramento do motor V8 nas regras de emissões europeias. Para compensar a perda, a Ford diz que o Mustang para Europa “se beneficia do ajuste exclusivo do chassi, incluindo barras estabilizadoras traseiras maiores, amortecedores dianteiros reforçados e novos suportes traseiros. O modelo também ostenta rodas de 19 polegadas calçadas por pneus Pirelli P Zero PZ4.
![Ford Mustang 2024 - Europa](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O motor pode ser associado ao câmbio manual de 6 marchas ou à transmissão automática de 10 velocidades. Nas versões com pacote especial de desempenho há freios Brembo e diferencial de deslizamento limitado. Os clientes também podem adicionar, opcionalmente, suspensão MagneRide que se ajusta mil vezes por segundo para oferecer “o melhor controle e conforto possíveis”.
![Ford Mustang 2024 - Europa](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Ford Mustang Dark Horse 2024
Há ainda uma série de sistemas de assistência ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo inteligente com stop and go, assistente de manutenção de faixa e assistente de evasão. Completam o pacote assistente de frenagem de emergência em marcha à ré e reconhecimento de sinais de trânsito com assistência de limite de velocidade. Na Alemanha, onde já pode ser encomendado, o Mustang custa a partir de 59.900 euros (R$ 320.100 ao câmbio atual).