Kia Tasman, picape rival da Hilux, terá motor 2.2 diesel do Santa Fe
Propulsor da família CRDi entrega 200 cv e pode vir associado ao câmbio manual ou automático
Confirmada recentemente pela Kia através de teaser, a inédita picape Tasman pouco a pouco vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecida. Com lançamento programado para os próximos meses, a caminhonete chegará ao mercado para rivalizar com Toyota Hilux e Ford Ranger apostando forte em aspectos como design e tecnologia. Na mecânica, como manda a cartilha do segmento, o destaque ficará por conta da motorização turbodiesel.
Nesse ponto, a imprensa da Coreia do Sul adianta que a Tasman adotará motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da família CRDi. O propulsor é amplamente usado dentro do grupo Hyundai-Kia e está presente no catálogo de modelos como Santa Fe e Sorento. A configuração mais potente entrega 200 cv e cerca de 44,9 kgfm de torque máximo. O câmbio associado poderá ser manual ou automático, com opção de tração 4x4.
Pelo menos no primeiro momento, o 2.2 CRDi será ofertado como powertrain principal da Tasman. Posteriormente, há possibilidade de a Kia adicionar à lista de opções o bloco 3.0 V6 turbodiesel de 260 cv usado pelo SUV Mohave (provavelmente em versão esportiva aos moldes da Ranger Raptor e Hilux GR-Sport). Além disso, dependendo do mercado, a Kia ofertará motores a gasolina e opções híbridas.
Flagras captados recentemente já adiantaram que a Tasman terá dianteira alta, quadrada e com faróis verticalizados bem ao estilo dos SUVs elétricos da marca, como o EV9. As laterais terão caixas-de-roda quadradas, ampla altura em relação ao solo e leve ressalto no design da coluna C. Na traseira, a tampa da caçamba terá abertura tradicional e lanternas em posição convencional como outras picapes.
Painel do Telluride será inspiração
Por dentro, os bancos serão os mesmos de outros modelos da marca, como o Sportage, e o painel terá o moderno esquema de telas integradas para abrigar quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. O console abrigará alavanca de câmbio tradicional (nada de botões giratórios) e os comandos eletrônicos do sistema de tração 4x4.
O primeiro grande mercado a receber a Tasman será a Austrália (o próprio nome da picape é uma referência ao país, que é grande consumidor de picapes médias). Posteriormente, outras regiões da Ásia, América Latina, Oriente Média e África serão alcançadas. A expectativa da Kia é produzir anualmente entre 120.000 e 130.000 unidades da caminhonete.
Bombando
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