Tecnicamente a primeira picape intermediária do mercado brasileiro (foi apresentada meses antes da estreia da Fiat Toro), a Renault Oroch caminha para passar por profundas transformações nos próximos anos. Estacionada na mesma geração desde 2015, a caminhonete não acompanhou as mudanças do irmão Duster e acabou perdendo protagonismo dentro da categoria.

A renovação da Oroch já foi sinalizada pela própria Renault e deverá acontecer até 2027. Desde já, projetistas de plantão começam a fazer suas apostas e imaginar virtualmente como será a nova picape. É o caso do site russo Kolesa, que publicou renderizações baseadas na nova geração do Duster à venda na Europa.

Nova Renault Oroch baseada no Duster

A receita é a mesma da Oroch atual, com design diretamente derivado do SUV na dianteira e modificações estéticas apenas na traseira (com entre-eixos alongado e caçamba exclusiva). Apesar de bem feitas, as projeções não indicam exatamente o caminho que será seguido pela Renault.

Renault Niagara Concept ao vivo

Renault Niagara Concept ao vivo

Conforme adiantado pela própria marca, a Oroch de próxima geração ganhará independência em relação ao Duster e terá design único derivado diretamente da Niagara Concept. A picape ficará maior (provavelmente terá os mesmos 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos do conceito) e migrará para a plataforma modular CMF-B (a mesma do crossover Kardian).

Para efeito de comparação, a Toro (principal rival) tem 4,91 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, enquanto a Oroch atual mede 4,72 m e 2,82 m, respectivamente.

Renault Niagara Pick-up Concept

Graças à nova base, a próxima Oroch poderá contar com versões híbridas no portfólio. Na Niagara, a Renault indicou o caminho que será seguido ao equipar o protótipo com tecnologia E-Tech Hybrid 4x4. O sistema, com duplo ajuste técnico, usa motor a combustão com sistema híbrido-leve de 48 volts na frente e motor elétrico adicional na traseira.

A versão de produção da Niagara será produzida na fábrica de Santa Isabel, na Argentina, e terá o Brasil como principal mercado. O nome Niagara, inclusive, é cogitado para substituir o batismo Oroch usado hoje. O lançamento deverá acontecer até 2027.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com