Considerado um dos prêmios mais importantes da indústria automobilística da Europa, o Carro do Ano 2024 (Car Of The Year 2024) acaba de coroar o Renault Scénic E-Tech como grande vencedor desta edição. Agora transformado em SUV totalmente elétrico, o modelo venceu a disputa ao conquistar 329 pontos, contra 308 votos do BMW Série 5 e 308 votos do Peugeot 3008, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Os demais finalistas do prêmio foram Kia EV9 (190 pontos), Volvo EX30 (168), BYD Seal (131) e Toyota C-HR (127). Nesta edição, quatro dos sete modelos finalistas eram totalmente elétricos, incluindo o vencedor, e os outros três tinham versões totalmente elétricas e/ou plug-in.
O júri responsável pela premiação foi composto por 59 membros, provenientes de 22 países europeus, e participaram da disputa vendidos em pelo menos 5 diferentes mercados da região. Nesta ocasião, a cerimônia voltou a ser realizada no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça, como manda a tradição de mais de 60 anos.
Com a vitória do Scénic E-Tech, a Renault comemora 7 troféus ao longo da história: Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio (1991), Scénic (1997), Mégane (2003) e Clio (2006).
Baseado na plataforma AmpR (anteriormente chamada de CMF-EV), o Scénic E-Tech mede 4.470 mm de comprimento, 1.864 mm de largura e 1.571 mm de altura. Tem capacidade para levar no porta-malas cerca de 545 litros e pesa 1.842 kg, dependendo da versão.
O modelo Standard vem com motor elétrico dianteiro de 170 cv, bateria de 60 kWh e oferece 420 quilômetros de autonomia no ciclo WLTP. Já a versão topo de linha tem motor com 220 cv, bateria de 87 kWh e mais de 620 km de alcance no ciclo WLTP. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,3 segundos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Scénic, transformado em SUV elétrico, estreará em setembro
Último Cadillac de Elvis Presley vai a leilão
Renault Scénic voltará à vida em 2024 como SUV elétrico a hidrogênio
O Batmóvel de "O Cavaleiro das Trevas" custa US$ 3 milhões
Renault Scénic sucumbe diante dos SUVs e sai de linha após 26 anos
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas