Apresentada inicialmente como Dacia, a nova geração do Duster também já deu as caras com assinatura da Renault. A estreia da versão com logotipo do losango aconteceu no final do ano passado, mas contemplou apenas apresentação do visual exterior. Agora, nova leva de fotos é divulgada e revela por completo a versão francesa do SUV, incluindo todos os detalhes do interior.

Como nas gerações anteriores, o Duster migra de Dacia para Renault com modificações concentradas principalmente na frente. Nesse aspecto, destaque para a substituição do logotipo da montadora romena pela grafia 'Renault' por extenso e de forma destacada na grade. Curiosamente, a marca abriu mão do tradicional emblema do losango na frente e optou por estampá-lo apenas na traseira e no cubo das rodas, além do interior.

Novo Renault Duster 2025

O painel é basicamente o mesmo presente na versão Dacia, mas com adaptação da Renault no volante e nos grafismos do quadro de instrumentos digital (que conta com 7 polegadas). Além disso, há revestimentos exclusivos para bancos e painéis de porta. A central multimídia fica posicionada no topo do painel, com inclinação voltada para o lado do motorista e tela 10,1 polegadas.

Novo Renault Duster 2025

Outros aspectos gerais do design seguem os mesmo do Duster da Dacia, incluindo formato dos para-choques, faróis (até mesmo a assinatura luminosa é a mesma), desenho das rodas, tampa do porta-malas e etc. As medidas gerais também são basicamente as mesmas, incluindo 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível levar até 472 litros.

Novo Renault Duster 2025

Detalhes mecânicos não foram revelados, mas tudo indica que os conjuntos serão os mesmos anunciados pela Dacia. Ou seja, motores 1.6 Hybrid a gasolina com 140 cv, 1.2 turbo com sistema híbrido-leve de 148 volts e 130 cv, e ECO-G 100 a gás natural com 100 cv. Nas versões 4x4, o Duster oferece sistema Terrain Control com cinco modos de direção: Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco.

Novo Renault Duster 2025

Com visual de Renault, o Duster será produzido primeiramente na Turquia e vendido tanto no próprio país como exportado para regiões da África e Oriente Médio. Já para Europa, com o logo da Dacia, o modelo é produzido na Romênia. No Brasil, onde é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o Duster não trocará de geração tão brevemente, já que acabou de ser reestilizado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com