Veja quais automóveis não tem controle de estabilidade de série
Da lista, ou recebem o item ou sumirão das lojas nas próximas semanas
![Peugeot 2008 Style 1.6 2023](https://cdn.motor1.com/images/mgl/1Z4oBW/s3/peugeot-2008-style-1.6-2023.jpg)
Com a obrigatoriedade do controle de estabilidade em carros produzidos ou importados a partir de 1º de janeiro de 2024, alguns modelos terão mudanças nas próximas semanas. Fora o que está em estoque com produção em 2023, modelos da Fiat, Peugeot e Renault ou mudarão seus pacotes ou não serão mais vendidos.
Começando pela Peugeot, o 2008 em suas versões Allure e Roadtrip com o motor 1.6 aspirado não possuem o sistema de segurança. Mas a marca não deverá mudar isso, já que a produção do SUV durou até 2023 e, com o estoque, atenderá as concessionárias até a chegada da nova geração, produzida na Argentina ainda no primeiro semestre desse ano.
![Fiat Mobi Like - movimento](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Fiat Cronos 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Novo Peugeot 2008 2024](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Avaliação Fiat Argo Trekking CVT 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Renault Stepway 1.0 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Na Renault, a dúvida. O Stepway 1.0 e 1.6 com câmbio manual também não oferecem o controle de estabilidade nem mesmo como opcional. Com a chegada do Kardian, há quem diga que a marca manterá o Stpway como uma versão mais barata e, para isso, precisaria colocar o controle de estabilidade. Por outro lado, podem focar no novo SUV e tirar o derivado do Sandero de linha de uma vez. Curiosamente, o Logan oferece o ESC de série com o motor 1.0.
Já na Fiat, o processo é menos doloroso. Mobi, Cronos e Argo possuem o controle de estabilidade de série nas versões com câmbio automático (Argo e Cronos), mas opcional nas versões mais baratas, variando de R$ 490 a R$ 700 pelo pacote. A marca deve colocar como item de série, assim como o repetidor de setas nos retrovisores e as luzes diurnas, também obrigatórias. Veremos isso nas próximas semanas, com as linhas 2024/2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Sistemas autônomos não enxergam roupas de alta visibilidade
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Volkswagen Amarok blindada e certificada de fábrica já é vendida no Brasil
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados