Em 12 de dezembro de 2023, a Royal Enfield revelou oficialmente ao mundo a Shotgun 650. Seguindo os passos da edição limitada Motoverse, aqui estão todos os detalhes da moto que estará disponível nas concessionárias Royal Enfield em todo o mundo a partir de 2024. Vale lembrar que ainda não há uma data oficial para sua estreia no Brasil.

Embora Shotgun tenha o mesmo motor bicilíndrico 650 que já é utilizado pelas Continental GT 650 e Interceptor 650, além do mesmo quadro da Super Meteor 650, há mais do que apenas diferenças superficiais que diferenciam a novidade. Com a chegada dessa motocicleta, tudo se resume aos detalhes.

O motor

A nova Royal Enfield Shotgun 650 é movida por um motor bicilíndrico de 648 cm3 com refrigeração líquida que produz 47 cavalos de potência a 7.250 rpm e 5,4 kgfm de torque a 5.650 rpm. Ele é acoplado a uma caixa de câmbio de seis marchas. Até agora, tudo isso é extremamente idêntico ao encontrado nas outras três motos 650 da Royal Enfield.

Dimensões

Royal Enfield Shotgun 650 - Studio - Sheet Metal Gray - Overhead View

É aqui que você verá algumas mudanças. A Shotgun 650 tem uma distância entre eixos mais curta, maior distância do solo e uma ligeira queda no peso em ordem de marcha em comparação com a Super Meteor 650. Colocamos as dimensões lado a lado para que você possa começar a visualizar a diferença.

  Royal Enfield Shotgun 650 Royal Enfield Super Meteor 650
Distância entre eixos 1.465 mm 1.500 mm
Distância do solo 140 mm 135 mm 
Comprimento 2.220 mm  2.260 mm 
Largura 820 mm 890 mm 
Altura 1.105 mm 1.155 mm 
Altura do assento 795 mm 740 mm
Tanque 13,8 litros 15,7 litros
Peso em ordem de marcha 240 kg 241 kg

Suspensão, rodas e freios

A equipe de designers e engenheiros da Royal Enfield trabalhou em conjunto para dar à Shotgun uma personalidade própria e distinta. A alteração das características da suspensão da moto pode, sem dúvida, afetar a sensação de pilotagem. A Shotgun 650 usa uma roda dianteira de 18 polegadas e uma traseira de 17 polegadas (são de 19 de 16 polegadas respectivamente na Super Meteor 650).

Embora a Shotgun 650 também tenha um conjunto de bengalas Showa Big Piston invertidas na dianteira, elas têm 33 mm a menos de curso do que os encontrados na Super Meteor. Os amortecedores duplos traseiros da Shotgun, por outro lado, têm 20 mm a mais de curso do que os encontrados na Super Meteor.

Os freios são os mesmos. Na Shotgun 650, você encontrará uma única pinça de freio flutuante ByBre de dois pistões e um disco de 320 mm na dianteira, e uma única pinça flutuante ByBre de dois pistões e um disco de 300 mm na traseira. O ABS é de série em ambas as rodas, assim como as linhas de freio de aço inoxidável trançado de fábrica.

Equipamentos de série

Royal Enfield Shotgun 650 - Studio - Sheet Metal Gray - Right Side

A Royal Enfield Shotgun 650 utiliza um conjunto de medidores redondos na dianteira, com um relógio mesclando elementos digital e analógico para mostrar a velocidade, o indicador de posição da marcha e outras informações. O menor à direita serve de navegação Royal Enfield Tripper, que se conecta ao seu smartphone via Bluetooth para que você possa exibir a navegação, se desejar. Há também uma porta USB para manter seu telefone carregado.

A iluminação completa por lâmpadas de LED também é de série na Shotgun 650. Nas fotos, a moto está com um assento monoposto, mas tem provisões para receber um banco de garupa opcionalmente, apesar de já contar com pedaleiras para o passageiro. Além de segundo assento, o suporte opcional também pode servir como espaço para bagagens.

Cores, preços e disponibilidade

Galeria: Royal Enfield Shotgun 650

A Royal Enfield ainda não anunciou o preço da Shotgun 650 em nenhum lugar do mundo. Para 2024, ela estará disponível em quatro cores: Branco Stencil, Azul Plasma, Verde Drill e Cinza Sheet Metal. Quanto à disponibilidade, espera-se que ela comece a ser lançada nos mercados de todo o mundo ao longo de 2024.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com