As motocicletas raramente surgem do nada. Embora provavelmente todos nós estejamos acostumados com a ideia de especialistas em freios, como a Brembo, ou especialistas em suspensão, como a Showa ou a Öhlins, disponibilizarem seus componentes para fabricantes de motocicletas, também há parcerias mais profundas em ação.  

Esse fato não é de todo novo, nem mesmo particularmente único. Na verdade, na história das motocicletas, trata-se de uma tradição consagrada pelo tempo. Desde o início do século XX, os especialistas em duas rodas se uniam para criar uma única máquina, com a certeza de que cada empresa parceira estava fazendo o que fazia de melhor. Agora que estamos no século XXI, as parcerias para a fabricação de motocicletas ocorrem em uma escala muito maior, mas o espírito de aproveitar vários pontos de especialização para criar novas motos para vender aos motociclistas permanece. 

Bajaj, Triumph e as Speed 400 e Scrambler 400 X

2024 Triumph Speed 400 and Scrambler 400

Como você deve se lembrar, a Triumph apresentou oficialmente a Speed 400 e a Scrambler 400 X no final do primeiro semestre de 2023. Primeiro, houve um evento de apresentação oficial na fábrica da Triumph, no final de junho. Em seguida, no início de julho, o evento de lançamento ocorreu na Índia, facilitado pela Bajaj, parceira de fabricação das Triumph 400. 

As motos despertaram prontamente o interesse internacional. As encomendas da Bajaj para as motos logo excederam as expectativas da empresa. Em novembro de 2023, o CEO da Bajaj, Rajiv Bajaj, chegou a dizer em uma entrevista que a resposta esmagadora foi uma surpresa, mas que a empresa estava se fortalecendo para atender à demanda existente e futura por essas motos. 

Como muitos modelos de motocicletas que são planejados para lançamento em vários mercados, a Triumph e a Bajaj planejaram levar essas motos para diferentes mercados em fases. Primeiro, muito naturalmente, elas se tornaram disponíveis para encomenda na Índia. A partir daí, elas seriam lançadas em outros mercados no futuro. Já em novembro, a Triumph do Brasil confirmou que a dupla será fabricada por aqui e iniciou a pré-venda com preços partindo de R$ 30 mil.

Quatro dessas motos (duas versões da Speed 400 e duas da Scrambler 400) estão atualmente chegando aos EUA neste momento. Embora ainda não tenhamos tido a chance de pilotar essas motocicletas, podemos dizer que o ajuste e o acabamento parecem bons. Os toques adicionais, como as linhas de freio de aço inoxidável trançado, que são uma marca registrada da Triumph, mas também são muito bem-vindos nesse segmento. 

Quem é a Bajaj Auto?

New Bajaj Pulsar N150 Is Ready To Take On India’s Roads

Você pode ou não estar familiarizado com a Bajaj Auto. Fundado em 1926, o Grupo Bajaj é hoje um dos maiores fabricantes de veículos de duas e três rodas da Índia. A empresa também vende suas motocicletas em uma grande variedade de países da Ásia, América Latina (incluindo o Brasil), África e Oriente Médio. Com suas parcerias com a KTM, Husqvarna e, agora, com a Triumph, a empresa só tem a ganhar com a venda de ainda mais motocicletas em uma lista cada vez maior de países.

Como chegamos até aqui?

Triumph Street Single spy photos - Left Side 4

A Triumph e a Bajaj Auto India anunciaram oficialmente seus planos de parceria global para o mundo pela primeira vez em 24 de janeiro de 2020. Para ser justo, as duas já vinham brincando com o fato de que estavam negociando termos mutuamente aceitáveis há vários anos. A linguagem oficial usada no comunicado à imprensa se referia a ela como "uma parceria de longo prazo, sem participação acionária".

Em outras palavras, a parceria Triumph/Bajaj não é como a parceria Bajaj/KTM, em que a Bajaj Auto comprou uma participação de 14,5% na KTM em 2007 e aumentou gradualmente seu patrimônio para uma participação de 49,9% na PTW Holding AG (empresa controladora da Pierer Mobility e, portanto, da KTM, Husqvarna e GasGas) em 2021. 

Então, como funciona a parceria Triumph/Bajaj?

2024 Triumph Speed 400 and Scrambler 400X-Riding 10

De acordo com o anúncio público feito pelas duas empresas, ela proporcionará diferentes benefícios tanto para a Triumph quanto para a Bajaj, além de expandir as opções de motocicletas disponíveis em diferentes mercados para os motociclistas. 

A Bajaj exercerá seus pontos fortes de fabricação e distribuição, tanto na Índia quanto em outros países. A Triumph, por sua vez, ganhará uma base sólida em segmentos de motocicletas nos quais não tem muita presença há décadas: o de motos de cilindrada mais baixa. As duas projetarão motos juntas, utilizando também a forte história, imagem e presença da Triumph no mundo das motocicletas. O plano anunciado desde o início foi o de se concentrar na criação de várias motocicletas na faixa de 200 a 750 cilindradas. 

Uma citação direta do comunicado de imprensa original caracteriza essas motos como sendo uma "proposta que será aspiracional e acessível", e também ajudará a incentivar os motociclistas que são novos na marca Triumph a se aproximarem e pilotarem uma delas. Ao criar os tipos de motocicletas que os motociclistas de muitos mercados de alto volume desejam, tanto a Triumph quanto a Bajaj veem um potencial incrível.

Reduzindo as barreiras para comprar uma Triumph

Triumph Speed 400 and Scrambler 400 X - Riding

Levar os os mais jovens para as motos tem sido um assunto muito discutido na mídia ocidental de motocicletas há anos. Aspirar e querer parecer legal é muito bom, mas não adianta muito uma pessoa jovem e interessada não puder pagar pelo que você está vendendo. 

Em vários mercados asiáticos, você encontrará uma grande variedade de motociclistas, de todas as idades e estilos de vida. Tanto jovens quanto idosos usam motocicletas e scooters como rotina diária. Portanto, embora as preocupações com a atração de novos motociclistas estejam sempre na mente de todos os fabricantes, o envelhecimento dos motociclistas que abandonam o segmento geralmente é um problema menor do que, por exemplo, nos EUA.

Considere que a Bajaj Auto relatou um aumento impressionante de 77% nas vendas de motocicletas ano a ano em novembro de 2023, registrando 218.597 unidades vendidas. Acrescente a isso o fato de que esses números incluem as novas Triumph 400. Com essa matemática, não é nada difícil entender por que Triumph e Bajaj estavam tão ansiosas para lanças as novas motos da parceria.

O que o futuro reserva?

Certamente, mais motos estão a caminho, com um rumor de uma café racer 400 no estilo Thruxton da Triumph e outros modelos pequenos planejados, em vários estágios de desenvolvimento. Em abril de 2023, como parte de sua parceria, a Bajaj assumiu oficialmente a distribuição da Triumph na Índia, um acordo que também deve continuar no futuro.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com