No último mês de novembro, a produção de motocicletas no Brasil atingiu um marco significativo, registrando seu melhor desempenho para o mês em uma década de acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo)

No mês passado, 131.947 unidades foram fabricadas nas linhas de montagem das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Esse volume representa um aumento de 2,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior e mantém-se praticamente estável em relação aos números de outubro, marcando o melhor desempenho desde 2013.

No acumulado do ano, a produção totalizou 1.454.955 unidades, refletindo um crescimento significativo de 9,6% em relação ao mesmo período de 2022. Esse resultado estabelece um recorde de produção em 11 anos, evidenciando o esforço contínuo da indústria em superar desafios, como os impactos da seca no Rio Amazonas, que atrapalhou a distribuição das motos produzidas.

Fábrica de Motos da Honda em Manaus - AM

Marcos Bento, presidente da Abraciclo, destaca que a indústria enfrentou as adversidades da estiagem com sucesso, minimizando seus impactos por meio de alternativas logísticas.“Os impactos foram minimizados, graças ao esforço da indústria em buscar alternativas logísticas para manter o mercado abastecido”, ressaltou.

Bento ainda afirmou que a procura por motocicletas tende a permanecer em ascensão nos próximos meses, impulsionada pelo seu preço acessível, economia e baixo custo de manutenção, além de ser uma opção para evitar congestionamentos nas grandes cidades. Com base nos resultados positivos alcançados, a Abraciclo estima encerrar o ano com a produção total de 1.560.000 motocicletas, representando um aumento de 10,4% em relação a 2022.

Vendas no varejo e emplacamentos

No que diz respeito às vendas no varejo, o emplacamento de motocicletas em novembro totalizou 130.514 unidades, registrando um crescimento de 5,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este é o melhor resultado para o mês desde 2011. No entanto, em relação a outubro, houve uma queda de 5,2%.

Ao analisar o ranking de emplacamentos por categoria, as motocicletas categorizadas como street pela Abraciclo mantiveram sua liderança, representando 49,3% do mercado, seguidas por trail, motoneta e scooter. As médias diárias de vendas alcançaram 6.526 unidades por dia em novembro.

CATEGORIA NOVEMBRO 2022 OUTUBRO 2023 NOVEMBRO 2023 VARIAÇÃO C/A VARIAÇÃO C/B
STREET 64.577 67.893 64.345 -0,4% -5,2%
TRAIL 23.312 24.663 23.430 0,5% -5,0%
MOTONETA 18.566 22.960 22.677 22,1% -1,2%
SCOOTER 9.140 12.304 10.772 17,9% -12,5%
NAKED 2.332 3.272 3.050 30,8% -6,8%
BIG TRAIL 2.010 2.278 1.961 -2,4% -13,9%
CICLOMOTOR 1.801 2.621 2.614 45,1% -0,3%
CUSTOM 805 953 914 13,5% -4,1%
SPORT 495 542 526 6,3% -3,0%
TRICICLO 109 180 156 43,1% -13,3%
TOURING 67 74 69 3,0% -6,8%
QUADRICICLO 0 0 0 0,0% 0,0%
TOTAL 123.214 137.740 130.514 5,9% -5,2%

Exportações e Projeções

Quanto às exportações, em novembro, o Polo de Manaus enviou para fora do Brasil 1.436 motocicletas, marcando uma redução expressiva de 61,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior e 28,8% em relação a outubro. No acumulado do ano, as exportações apresentaram uma retração de 38%, totalizando 31.862 motocicletas enviadas para o exterior.

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