Segundo maior mercado da Renault no mundo em 2022, atrás apenas da França, o Brasil terá posição de destaque no programa estratégico de crescimento da marca nos próximos anos. O mercado nacional, junto com demais países da América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul, são considerados prioridade da empresa fora da Europa e receberão até 2027 nada menos que 3 bilhões de euros em investimentos (cerca de R$ 15,8 bilhões).
O montante custeará modernizações fabris e, em especial, financiará o lançamento de 8 novos veículos nessas regiões. No Brasil, o cronograma de lançamentos já começou com o Kardian e deverá ser ampliado na sequência com uma série de novidades. A lista inclui a nova geração do Duster, versão de produção da picape Niagara (sucessora da Oroch), versão final do Bigster e inédito SUV-cupê para brigar diretamente com o Fiat Fastback.
A informação sobre o inédito cupê foi antecipada recentemente pelo site L'Argus, conhecido por antecipar segredos da indústria francesa. Segundo a publicação, o projeto está bastante adiantado e deverá ficar pronto em 2025, quando o modelo será lançado primeiramente no Brasil e na sequência nos demais mercados da América Latina. Internamente, o rival do Fastback é conhecido pelo codinome D1312.
Apesar de ainda mantido em segredo, é certo que o modelo terá carroceria com traços característicos de cupês, incluindo traseira com caimento diferenciado, spoiler integrado e linha de cintura alta. Destaque ainda para as proporções bem definidas, vincos bem marcados e elementos de design emprestados do Kardian. A base será a versão do produção do Bigster, que deverá emprestar ao cupê partes como portas dianteiras e para-brisas.
Renault Niagara Concept ao vivo
A plataforma será a conhecida CMF-B, que já sustenta o Kardian e servirá a todos os outros novos modelos. Segundo o L'Argus, o SUV-cupê terá conjunto mecânico híbrido e combinará motor elétrico no eixo traseiro com propulsor tradicional na dianteira. A tecnologia, batizada de E-Tech Hybrid 4x4, já foi apresentada na picape Niagara Concept. O câmbio será automatizado EDC de dupla embreagem e 6 marchas (o mesmo do Kardian).
Fonte: L'Argus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca