Ram Rampage emplaca mais que Chevrolet S10 em outubro; veja ranking
Entre as picapes médias, Ford Ranger fecha o mês na 2ª posição
As picapes seguem crescendo no Brasil, com quase 40 mil unidades emplacadas em outubro, um resultado que veio não só pelo desempenho dos modelos que foram lançados nos últimos meses, como também pela chegada de fato da Ram Rampage, que finalmente começou a emplacar com um bom volume.
No segmento de entrada, a Fiat Strada não tem concorrentes de fato e detém 72% do mercado, mesmo que tenha emplacado "apenas" 11.874 unidades em outubro, 960 veículos a menos do que em setembro. Já está próxima de passar das 100 mil unidades no ano, contabilizando 98.489 picapes emplacadas. A Volkswagen Saveiro melhorou bastante o seu desempenho nos últimos meses, mas também teve uma queda no mês, com 4.214 unidades.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (OUTUBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Fiat Strada | 11.874 | -7,5% | 98.489 |
2º | Volkswagen Saveiro | 4.214 | -15,3% | 38.222 |
O destaque do mês está no segmento intermediária. A Ram Rampage emplacou 2.542 unidades, um número impressionante depois das 376 picapes registradas em setembro. Foi o suficiente para já ultrapassar a Renault Oroch (991) e chegar perto da Chevrolet Montana (2.924). Foi melhor até do que alguns modelos da categoria acima, emplacando mais do que a Chevrolet S10 (2.037).
Ainda não é o suficiente para falar que está canibalizando as vendas da Fiat Toro, que emplacou 4.087 unidades e segue dominando a categoria. Chegando importada e por um preço mais acima, a Ford Maverick ainda emplaca bem pouco, registrando somente 197 unidades no mês, mesmo que tenha sido uma quantidade 181,4% acima em comparação a setembro.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (OUTUBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Fiat Toro | 4.087 | 1,1% | 42.180 |
2º | Chevrolet Montana | 2.924 | 19,2% | 25.269 |
3º | Ram Rampage | 2.542 | 576,1% | 3.121 |
4º | Renault Oroch | 991 | -7,6% | 10.484 |
5º | Ford Maverick | 197 | 181,4% | 1.340 |
Lançada recentemente, a nova geração da Ford Ranger manteve a segunda posição no segmento das picapes médias, com 2.591 unidades. Apesar do resultado positivo, deve ficar com a terceira posição no acumulado do ano, pois está com 15.761 unidades, enquanto a Chevrolet S10 contabiliza 21.462 veículos. Ainda é um resultado bom para a Ford, pois aponta para a possibilidade de que consiga conquistar a vice-liderança no ano que vem. Tudo vai depender do quanto a Chevrolet vai atualizar a S10 em 2024.
A Toyota Hilux ainda não dá chance para as outras e chegou a 4.026 unidades emplacadas em outubro, quase o dobro do que a S10. A Mitsubishi L200 Triton aparece na quarta colocação, com 1.206 veículos. Perto de ser reestilizada, a Volkswagen Amarok (735) continua a superar a Nissan Frontier (648) e já se aproxima no acumulado, com grandes chances de não ser a picape média menos vendida de 2023.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (OUTUBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Toyota Hilux | 4.026 | 7,8% | 38.073 |
2º | Ford Ranger | 2.591 | 37,1% | 15.761 |
3º | Chevrolet S10 | 2.037 | 24,6% | 21.462 |
4º | Mitsubishi L200 Triton | 1.206 | -5,9% | 9.685 |
5º | Volkswagen Amarok | 735 | -9,9% | 6.349 |
6º | Nissan Frontier | 648 | 7,8% | 6.675 |
Com quatro modelos no mercado, a Ram viu seu resultado cair um pouco entre as picapes grandes, com todos os modelos recuando em comparação a setembro. Ainda assim, a categoria é dominada pela marca, com a Ram 3500 na liderança com 168 unidades, apenas cinco mais do que a Ram Classic. A Ram 2500 completa o pódio com 159 veículos em outubro.
A Ford F-150 aparece na 4ª posição com 78 unidades, um crescimento de 8,3% e superando sua rival, a Ram 1500, que emplacou somente 45 veículos em outubro, uma queda de 41,6%. Na lanterna do segmento está a Jeep Gladiator com 34 unidades. E quanto à Chevrolet Silverado? A picape da GM ainda não está emplacando de fato, tanto que registrou somente 1 unidade em outubro e tem 11 veículos no acumulado do ano. Isto não vai mudar logo, pois as entregas estão programadas somente para 2024.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (OUTUBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Ram 3500 | 168 | -0,6% | 2.868 |
2º | Ram Classic | 163 | -9,9% | 1.824 |
3º | Ram 2500 | 159 | -8,1% | 1.367 |
4º | Ford F-150 | 78 | 8,3% | 876 |
5º | Ram 1500 | 45 | -41,6% | 1.229 |
6º | Jeep Gladiator | 34 | -20,9% | 206 |
7º | Chevrolet Silverado | 1 | 100% | 11 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?