Depois de dar adeus às concessionárias do Brasil em 2021, o Toyota Etios começa a se despedir também dos mercados estrangeiros onde ainda era comercializado. A produção na fábrica de Sorocaba (SP) estava sendo mantida apenas para exportação e será encerrada em definitivo após aproximadamente 10 anos de vida do compacto. A decisão foi anunciada pela divisão da Argentina em comunicado.

"A decisão foi tomada no âmbito do crescimento da Toyota na região e da renovação produtiva da fábrica de Sorocaba, onde Yaris e Corolla Cross são produzidos", informou a empresa. "A missão da Etios, com a sua oferta de qualidade, durabilidade e confiabilidade, continuará por muitos mais anos. A Toyota garante o fornecimento de peças de reposição e atendimento pós-venda em seus concessionários oficiais em todo o país".

Adeus ao Toyota Etios

Além disso, a médio prazo, a Toyota confirmou que o Etios permanecerá no line-up da Kinto (divisão de locação da marca), tanto para indivíduos quanto para empresas. O fim de linha do compacto já era esperado e coincide com a preparação da fábrica de Sorocaba (SP) para receber a produção de novo modelo: o aguardado Yaris Cross. O SUV compacto já foi apresentado em mercados da Ásia e chegará ao Brasil em 2024.

Quanto ao Etios, não haverá substituição direta no portfólio. O modelo saiu de linha no mundo todo e não ganhou nova geração em nenhum mercado. Clientes Toyota interessados terão de migrar para as versões mais baratas do Yaris Hatch. Curiosamente, apesar da idade, o Etios vendia consideravelmente bem na Argentina. Só no último mês de julho, por exemplo, emplacou 2.106 unidades no país e foi o terceiro carro de passeio mais vendido do mercado local.

No portfólio da Toyota, foi o segundo veículos mais emplacado, perdendo apenas para a picape Hilux (2.806 unidades em julho).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com