A Nissan apresentou um novo carro-conceito totalmente elétrico em Londres (ING) para comemorar o 20º aniversário da Nissan Design Europe (NDE). Chamado de Concept 20-23, o estúdio de design imagina um carro esportivo elétrico urbano que se inspira no envolvimento da Nissan na Fórmula E e nas corridas de eSports. Mas, ao mesmo tempo, ele também homenageia a herança da marca de veículos utilitários arrojados.

O nome do carro-conceito reflete os 20 anos em que a NDE está sediada no coração de Londres, bem como o tradicional número 23 da Nissan (ni san em japonês) e o ano atual. O Nissan Concept 20-23 foi projetado na NDE por uma equipe que incluía alguns dos membros mais jovens do estúdio de design. A tarefa era simples: projetar um carro sem restrições que eles gostariam de dirigir nas ruas de Londres.

Galeria: Nissan 20-23 Concept

Como esse é apenas um exercício de design, não há especificações disponíveis, mas como a Nissan o descreve como um carro urbano elétrico, é provável que ele tenha tamanho semelhante ao de um Volkswagen Polo, Fiat Argo, Hyundai HB20 ou o próprio Nissan March, que a empresa deixou de oferecer no Brasil.

Moldado pela aerodinâmica

O Concept 20-23 adota um estilo básico de carroceria hatchback de três portas que é adornado com elementos aerodinâmicos extremos na frente e atrás, incluindo saias que direcionam o fluxo de ar para longe da frente do carro, através de aberturas para resfriar os freios e para fora através de aberturas logo atrás das rodas dianteiras.

Exterior do Nissan Concept 20-23

Visto de perfil, o Nissan Concept 20-23 apresenta arcos de roda curvos com rodas grandes com design de corrida montadas em pneus de perfil baixo; os arcos de roda têm aberturas na parte superior para reduzir a pressão que pode criar resistência ao ar no arco da roda.

O perfil lateral revela saias estendidas que envolvem a lateral da carroceria na parte inferior do carro, enquanto as ranhuras angulares emolduram a saída de ar atrás da roda dianteira e a entrada de ar para os freios traseiros. Na traseira, há um enorme spoiler de teto em peça única e uma seção inferior definida por um difusor quadrado e a barra horizontal logo abaixo dele.

Exterior do Nissan Concept 20-23

Em contraste com os elementos aerodinâmicos do veículo, os faróis e lanternas traseiras de LED, que consistem em um semicírculos finos, dando ao Concept 20-23 uma aparência simpática. Os piscas fazem parte da mesma unidade semicircular de LED, enquanto uma barra inferior proeminente acentua a largura do veículo.

Outros destaques incluem portas tipo tesoura que se abrem para cima a partir da base do pilar A, pintura externa cinza com acabamento texturizado, o número 23 em todos os três quartos traseiros e uma entrada de ar no teto projetada para proporcionar ventilação adicional no interior.

Nissan Concept 20-23 interior

Minimalismo interior com foco no desempenho

Falando do interior, o Concept 20-23 é apenas um modelo exterior, mas isso não impediu que os designers de interiores da Nissan criassem uma cabine em sintonia com o visual do exterior. O interior voltado para o desempenho apresenta uma barra de reforço nas aberturas das portas, dois assentos profundos com encostos de cabeça grandes que lembram os de corrida e uma coluna de direção alongada que termina em um volante com vários controles e ajustes, completando a atmosfera futurista desse conceito.

A cabine minimalista apresenta apenas duas telas que exibem informações vitais, mas elas não são fáceis de localizar nessas imagens. "A jovem equipe da NDE recebeu uma tarefa muito simples: projetar um carro elétrico urbano e divertido que você gostaria de dirigir todos os dias em Londres", disse Alfonso Albaisa, Vice-Presidente Sênior de Design Global da Nissan. "O Conceito 20-23 que eles projetaram é um veículo compacto fortemente influenciado pelo mundo das corridas on-line. Eu adoro a história que ele conta sobre como os mundos da vida urbana moderna, dos jogos on-line e da mobilidade com emissão zero se cruzam".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com