A Peugeot segue empenhada na estratégia de criar expectativa em torno da apresentação do todo-novo 3008 2024. A estreia oficial está agendada para acontecer no próximo dia 12, mas desde já a marca adianta para o público as primeiras imagens do novo SUV. Especificamente na versão elétrica E-3008, o modelo chama atenção pelas linhas arrojadas e carroceria com pegada assumidamente cupê.

Nesse aspecto, o caimento do teto foi acentuado em relação ao modelo antigo e a pegada cupê/fastback ficou ainda mais evidenciada. As lanternas são interligadas por faixa preta com a inscrição Peugeot, enquanto para-choque e tampa traseira combinam vincos fortes na diagonal. Na frente, os faróis são estreitos e posicionados junto ao capô, com LEDs tipo garra de leão logo abaixo. A grade é pontilhada com logotipo em destaque no centro.

Novo Peugeot E-3008 2024

No interior, o destaque ficará por conta do painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adotado pela primeira vez novo 3008, o conceito conta com tela tela de 21 polegadas em alta resolução e arranjo montado no alto do painel. 

Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.

Outra novidade é a aposentadoria da tradicional alavanca de câmbio, que dá lugar aos botões "PRND" posicionados à direita do botão de partida. A mudança rendeu mais espaço no console e ampliou a superfície da base de carregamento sem fio para smartphones. As saídas de ar ficaram mais estreitas e conferem maior sensação de sofisticação à cabine.

Novo Peugeot E-3008 2024

Na mecânica, o 3008 de nova geração adotará a plataforma STLA Medium da Stellantis (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass). A base tem arquitetura de 400 volts e foi projetada para modelos das classes C e D com distância entre-eixos de 2.700 a 2.900 mm, bem como comprimento total de 4,3 a 4,9 m. A capacidade máxima da bateria é de 98 kWh, com autonomia de 700 km no ciclo WLTP.

Em 2022, o 3008 vendeu na Europa 106.752 unidades. No segmento, ficou atrás do Hyundai Tucson (150.803 unidades), Kia Sportage (137.353), Ford Kuga (127.266) e Nissan Qashqai (116.365).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com