A Peugeot praticamente finalizou o desenvolvimento da nova geração do SUV 3008 e não deve demorar mais do que alguns meses para apresentá-la. A própria marca já divulgou as primeiras fotos da cabine do novo modelo e, agora, revela detalhes do design do exterior.

Apesar de camuflado, o 3008 2024 mostra alinhamento aos mais recentes lançamentos da Peugeot. Nesse contexto, destaque para a traseira com mais personalidade e inspirada nas linhas do irmão menor 408. Repare que o caimento do teto foi acentuado em relação ao modelo antigo e a pegada cupê/fastback bastante evidenciada.

Novo Peugeot 3008 - Teaser

No interior, o destaque ficará por conta do painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adotado pela primeira vez novo 3008, o conceito conta com tela tela de 21 polegadas em alta resolução e arranjo montado no alto do painel. 

Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.

Outra novidade é a aposentadoria da tradicional alavanca de câmbio, que dá lugar aos botões "PRND" posicionados à direita do botão de partida. A mudança rendeu mais espaço no console e ampliou a superfície da base de carregamento sem fio para smartphones. As saídas de ar ficaram mais estreitas e conferem maior sensação de sofisticação à cabine.

Novo Peugeot 3008 - Teaser

Na mecânica, o 3008 de nova geração adotará a plataforma STLA Medium da Stellantis (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass). A base tem arquitetura de 400 volts e foi projetada para modelos das classes C e D com distância entre-eixos de 2.700 a 2.900 mm, bem como comprimento total de 4,3 a 4,9 m. A capacidade máxima da bateria é de 98 kWh, com autonomia de 700 km no ciclo WLTP. 

Novo Peugeot 3008 - Teaser

Os motores que serão adotados no SUV, porém, ainda são desconhecidos. A plataforma suporta modelos de tração dianteira ou de tração nas quatro rodas com um motor em cada eixo.

Em 2022, o 3008 vendeu na Europa 106.752 unidades. No segmento, ficou atrás do Hyundai Tucson (150.803 unidades), Kia Sportage (137.353), Ford Kuga (127.266) e Nissan Qashqai (116.365).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com