A Stellantis acaba de confirmar a despedida da picape Jeep Gladiator do mercado europeu. As vendas na região serão encerradas no final do ano e, por enquanto, não há perspectiva de retorno. A saída da caminhonete tem relação direta com a estratégia da marca de focar em eletrificação e tornar-se totalmente EV na Europa até o final de 2030.
Por lá, a Gladiator é vendida unicamente com motor 3.0 V6 turbodiesel e não conta com eletrificação. O propulsor, vale lembrar, também está sendo descontinuado nos Estados Unidos, onde a picape é produzida. Por lá, vale pontuar, as vendas seguirão normalmente nas versões equipadas com motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina (que não é oferecido na Europa). O mesmo vale para o Brasil.
Para marcar a despedida, a Jeep da Europa preparou lançamento de série especial batizada de FarOut Final Edition. A partir da variante Overland, a edição oferece elementos exclusivos como placa metálica “FarOut Edition” na porta traseira, decalques pretos do pára-lama Freedom acima das cavas das rodas, vidros protetores solares de cor profunda e rodas de alumínio de 18 polegadas em granito cristal com pintura em preto brilhante.
Os estribos laterais tubulares pretos Mopar acrescentam funcionalidade e praticidade, completando a caracterização estética específica da edição especial. Na cabine, destaque para bancos de couro McKinley premium, bancos aquecidos e volante aquecido como itens de série. Há ainda sistema de áudio Alpine Premium de 9 altifalantes e recursos como detector de ponto cego, aviso de colisão, controle de cruzeiro adaptativo e controle automático de faróis altos.
Sob o capô, o motor 3.0 V6 turbodiesel desenvolve 263 cv de potência a 3.600 rpm e torque máximo de 61,2 kgfm a 1.400 rpm. O câmbio é smepre automático TorqueFlite 8HP75 de 8 marchas. Outros recursos importantes são a caixa de transferência Selec-Trac de duas velocidades com relação de marcha baixa de 2,72:1 e o sistema shift-on-the-fly. As cores disponíveis são Bright White, Black, High Velocity, Silver Zynith, Sting Grey, Sarge Green e Hydro Blue.
Recon será SUV elétrico com pegada off-road
A marca esclarece que a despedida da Gladiator da Europa representa a nova estratégia da empresa em direção à eletrificação total. Além do Avenger EV, já vendido, a Jeep confirma que lançará três veículos totalmente elétricos na região até 2025, incluindo os modelos Recon e Wagoneer S. Até o final de 2030, as vendas europeias da Jeep serão 100% elétricas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep lança os novos Wrangler e Gladiator no Brasil: veja o preço
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Jeep Gladiator ganhará versão híbrida plug-in em 2025, confirma CEO
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Jeep Gladiator híbrida está nos planos e deverá ganhar conjunto 4xe
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Jeep Gladiator 2024 segue facelift do Wrangler e adiciona tecnologias