O grupo Stellantis comemora nesta semana feito histórico alcançado pelo Jeep Compass no Brasil: a produção de 450 mil unidades. Com fabricação concentrada no complexo industrial de Goiana (PE), o modelo alcança a cifra aproximadamente 6 anos depois do lançamento. O Brasil, vale lembrar, foi o primeiro país a vender e produzir o SUV no mundo - só depois foram abertas linhas de montagem na Índia, China, Itália e México.

Entre outros diferenciais, o Compass se destaca na categoria por ser o único a oferecer opção de motor turbodiesel. Com 2.0 litros de deslocamento e 170 cv de potência, o propulsor Multijet II sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida e Selec-Terrain.

Outra opção é o propulsor 1.3 T270 turboflex, que rende 185 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Ao todo, o Compass nacional tem 5 versões disponíveis no mercado brasileiro (Sport, Longitude, Limited, Série S e Trailhawk), 2 tipos de câmbio e 2 sistemas de tração, oferecendo gama variada para atender diferentes perfis de consumidores.

Além disso, o Compass é oferecido em versão híbrida do tipo plug-in batizada de 4xe. Conta com potência combinada de 240 cv, sendo 180 cv do 1.3 turbo e mais 60 cv do bloco elétrico associado. A bateria de íons-lítio tem capacidade de 11,4 kWh e garante sozinha autonomia de 44 km. A versão, neste caso, é importada da Itália.

Além do Brasil, o Compass produzido em Goiana (PE) é vendido em países como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. No mercado nacional, o modelo é líder absoluto entre os SUVs médios e conta com mais de 42,8% de participação na categoria no acumulado de 2023.

Só nos primeiros sete meses deste ano, o Compass soma mais de 35 mil unidades vendidas nacionalmente.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com