Debatida com status de especulação no início do ano, a entrada da Volvo no segmento de minivans se tornará realidade em questão de poucos meses. Em teaser divulgado nesta quinta-feira (24), a marca confirmou a informação e anunciou para o próximo dia 12 de novembro a apresentação oficial da inédita EM90.

Em comunicado, a Volvo descreve a MPV como "sala de estar escandinava em movimento" e diz que a novidade vai "criar espaço para sua vida". O lançamento acontecerá inicialmente na China, onde o mercado de minivans do tipo é bastante promissor. Outras marcas de luxo ocidentais, como Lexus e Buick, já contam representação própria no segmento através dos modelos ML e GL8, respectivamente.

Zeekr 009 2023

Por enquanto, o teaser revela que a EM90 terá teto solar panorâmico (inclusive para os ocupantes do banco traseiro) e portas corrediças com aberturas em ambos os lados da carroceria. No interior, haverá três fileiras de assentos e espaço interno farto. Em vídeo, é possível notar o acabamento claro e revestimento com materiais de qualidade premium.

Demais informações ainda são desconhecidas, mas rumores indicam que a EM90 poderá estar diretamente relacionada com a minivan Zeekr 009. O modelo já é vendido na China e, tal qual a Volvo, é de uma marca do grupo Geely. Ao que tudo indica, a estratégia aplicada será do tipo rebadge, ou seja, ação de vender um produto já existente com uma nova marca ou símbolo.

Naturalmente, a Volvo aplicará sua própria identidade e deixará a EM90 alinhada com lançamentos recentes, especialmente os SUVs EX90 e EX30. No vídeo, é possível notar que a traseira terá lanternas em formato de T deitado e logotipo da Volvo com iluminação própria.

Zeekr 009 2023

Zeekr 009

Levando em conta as medidas da Zeekr 009, esperamos 5.209 milímetros de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.867 mm de altura, além do enorme entre-eixos de 3.205 mm. Na China, a 009 é vendida com bancos nas configurações 2+2+2 ou 2+2 e pesa 2.830 quilos. A plataforma SEA é a mesma usada por Lotus Eletre e Polestar 5.

Motores elétricos duplos fornecem potência combinada de 534 cv e levam a minivan de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A autonomia é de 822 quilômetros no ciclo chinês CLTC. A EM90 2024 terá o mesmo conjunto elétrico.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com