Novo Volvo EX90 é revelado como XC90 elétrico e chega ao Brasil em 2024
SUV de luxo de 7 lugares promete ser o carro mais seguro que a empresa já fez e terá 600 km de autonomia
A Volvo foi uma das primeiras fabricantes a prometer que venderá somente carros elétricos a partir de 2030. A empresa sueca já fez um esforço, transformando toda a sua linha para que tenha somente híbridos e começou a colocar elétricos nas ruas com o XC40 Recharge e o inédito C40. Chegou o momento de olhar para o resto do portfólio, començando com o EX90. E, para os brasileiros, a boa notícia é que o lançamento nacional está confirmado para o 1º trimestre de 2024.
O Volvo EX90 é um passo importante para fabricante sueca, por estrear a plataforma SPA2, a segunda geração da arquitetura, dedicada para modelos elétricos. Será a base para outros modelos, como a nova geração do XC60 (previsto para 2024) e os carros da divisão Polestar – a Volvo promete lançar um carro elétrico por ano a partir deste lançamento. Manterá a modularidade de sua predecessora, mas com melhorias estruturais, para que ajuda a cumprir a promessa da fabricante: o EX90 será o carro mais seguro que ela já produziu.
Por enquanto, a Volvo está segurando algumas informações como as medidas do EX90. Pelas imagens, terá um porte semelhante ao do XC90, que mede 4,95 metros de comprimento e tem um entre-eixos de 2,98 m, além de ter capacidade para 7 passageiros. Este tamanho ajuda a posicionar a gigantesca bateria de 111 kWh, que entrega até 600 quilômetros de autonomia. A marca ainda diz que uma recarga de 10 a 80% leva menos de 30 minutos.
Durante o lançamento, o SUV será oferecido somente em uma versão, com dois motores elétricos de ímã permanente, um em cada eixo para fazer com que tenha tração nas quatro rodas. Na configuração mais potente, entregará 517 cv e 92,8 kgfm de torque instantâneo. A empresa ainda não comenta, mas é esperado que receba versões com menos potência e até mesmo com somente um motor, como foi com o XC40.
O compromisso da Volvo em ser mais sustentável vai além da eletrificação. EX90 é construído com 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado e tem 48 kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural, correspondendo a cerca de 15% do total de plásticos usados em todo o veículo.
Outra promessa feita pela fabricante é sobre a segurança, com o EX90 trazendo uma evolução neste quesito dentro da marca. Combinando câmeras, sensores, radares e o sistema LIDAR a laser, o SUV é capaz de criar uma visão de 360° em tempo real, detectando objetos centenas de metros à frente, seja de dia ou de noite, para que o motorista seja capaz de reagir a tempo ou, na pior das hipóteses, intervir de forma autônoma para evitar um acidente.
A tecnologia também funciona do lado de dentro do veículo, detectando se o condutor está desatento por algum motivo. Será até capaz de perceber se o motorista está desacordado, parando o veículo de forma segura e pedindo ajuda. E também será o primeiro carro autônomo da Volvo, recebendo atualizações no futuro para ativar essa função.
Descrito pela Volvo como “um computador altamente avançado sobre rodas”, o EX90 traz tecnologias feitas em parceria com uma série de empresas. A Volvo buscou a Qualcomm para usar os processadores da Snapdragon para gerenciar o veículo, usanod um software desenvolvido pela própria fabricante sueca. Até mesmo a Epic Games participou ao fornecer a Unreal Engine, ferramenta de desenvolvimento de gráficos 3D para videogames, aqui utilizada para criar os gráficos do painel de instrumentos e da multimídia.
Falando nela, a multimídia utiliza o Android Automotive, sistema criado pela Google especialmente para o uso em carros. É acima do que o Android Auto oferece, por estar integrado aos sistemas do veículo, permitindo o controle de diversas funções por comandos de voz, via Google Assistente – até mesmo se você estiver fora do carro. Por exemplo, é possível pedir para que que ligue o ar-condicionado do EX90 antes mesmo de sair de casa (algo importante para regiões frias onde é necessário descongelar o veículo), ou consultar o nível de carga da bateria. O controle dentro do veículo será feito pela tela de 14,5 polegadas na vertical e terá compatibilidade tanto com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
A Volvo aproveitou para estrear alguns itens. Será o primeiro modelo da empresa a usar o “phone key”, permitindo transformar o smartphone na chave para destravar as portas do carro, bastando apenas se aproximar do veículo. Outra adição é o sistema de som Bowers & Wilkins com alto-falantes integrados ao encosto de cabeça dos assentos.
O Volvo EX90 fará sua estreia global somente em 2023, quando começará a ser produzido nos Estados Unidos e, em um segundo momento, na China. O lançamento no Brasil está confirmado para o 1º trimestre de 2024 e irá conviver com o XC90, que deve receber uma atualização no futuro, para que continue nas lojas por mais alguns anos.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Volvo XC90 2025 é revelado com alterações no visual e de tecnologia
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Volvo XC90 terá reestilização revelada em 4 de setembro
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Volvo encerra produção de carros a diesel para sempre; XC90 foi o último