Nesta edição do Semana Motor1.com, após apresentar o Ora 03, GWM se apressa para começar as vendas de seu primeiro carro elétrico, que ainda pode chegar em agosto mais barato do que a expectativa inicial da montadora. Na Ásia, a Mitsubishi ainda revelou um novo SUV compacto para encarar modelos como Hyundai Creta e Honda HR-V.

Nesta semana, a CAOA Chery também deu continuidade à estratégia de reduzir os preços de alguns de seus modelos, resultando no carro elétrico mais barato do Brasil. Após ganhar nova geração, já começaram rumores a respeito do uso de um motor maior para a Mitsubishi L200 Triton. Por último, a Toyota parece estar de olho no sucesso das picapes intermediária e já cogita uma rival de Fiat Toro e Ram Rampage baseada no Corolla.

GMW Ora GT elétrico

GWM Ora 03 em agosto no Brasil

O Ora 03, o primeiro carro elétrico da GWM no Brasil, surpreendeu com o anúncio de um preço ainda mais baixo que o esperado. O veículo, que pode ser lançado já em agosto, custará a partir de R$149.000, valor abaixo das expectativas iniciais que apontavam para uma faixa entre R$150.000 e R$200.000.

O Ora 03 é um hatch relativamente grande e possui a difícil tarefa de atrair consumidores interessados em SUVs compactos para o mundo dos carros elétricos. Equipado com um motor elétrico de 171 cavalos de potência e autonomia de até 500 quilômetros, o veículo também se destaca por oferecer um pacote de itens de série completo e já obteve cinco estrelas nos crash tests do NCAP na Europa.

Mitsubishi SUV 2024

SUV compacto da Mitsubishi

A Mitsubishi revelou na Indonésia um novo SUV compacto baseado no antigo conceito XFC. Visualmente, o modelo chamou a atenção pelas linhas robustas e pelos faróis e lanternas de LED em formato de L. O veículo será uma aposta da montadora para competir com modelos como o Hyundai Creta e o Honda HR-V na Ásia.

Com menos de 4,40 metros de comprimento, o SUV é ideal para brigar na categoria dos SUVs de entrada. Embora ainda não tenha sido mostrado por dentro, é esperado que o veículo siga as linhas do conceito, com um painel de instrumentos digital e uma tela multimídia central em tela única. A motorização deve ser composta por um motor 1.5 a gasolina e transmissão automática CVT, com opções de modos de condução, incluindo um específico para fora de estrada. Ainda não há informações sobre sua disponibilidade no mercado brasileiro e, por enquanto, ficará restrito à Ásia.

caoa-chery-icar-2023-4

CAOA Chery reduz preços

A CAOA Chery surpreendeu ao anunciar mais uma redução de preços para alguns de seus veículos. A montadora afirmou que se baseou na melhora da economia brasileira para realizar os cortes nos valores. Dentre os modelos beneficiados, destacam-se o Tiggo 8 Max Drive, que teve uma redução de R$ 5.000, custando agora R$ 189.990; o Arrizo 6 PRO Hybrid, que teve um desconto de R$ 22.500, saindo por R$ 129.990; e o elétrico iCar, que teve uma redução de aproximadamente R$ 20.000, tornando-se o carro elétrico mais acessível do Brasil, com preço de R$ 119.990.

Mitsubishi L200 Triton 2024

Mitsubishi L200 Triton com motor V6?

A nova geração da Mitsubishi L200 Triton, lançada recentemente, pode vir a receber um motor V6. Um executivo da marca mencionou a possibilidade de que o modelo possa acomodar um motor V6, o que aumentaria sua potência e desempenho. No entanto, a implementação do V6 enfrenta desafios, pois a Mitsubishi, como parte da Aliança Renault-Nissan, precisa encontrar um propulsor V6 diesel adequado, e até o momento, não há um motor disponível dentro do grupo. O mais próximo seria o 3.0 V6 turbodiesel da Mercedes Classe X, mas mesmo este motor teria que ser atualizado.

Toyota Corolla Cross Pickup - Projeção

Toyota Corolla picape nos planos

A Toyota tem planos de desenvolver uma picape derivada do Corolla para competir com modelos como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana. Essa movimentação da montadora ocorre em meio ao sucesso crescente das picapes menores em diferentes mercados, inclusive nos Estados Unidos, onde modelos como a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz têm tido ótima aceitação.

A picape do Corolla ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, e sua chegada ao mercado não está prevista para antes de 2027. Isso se deve ao fato de que a nova geração do Corolla será lançada antes e a picape derivada dependerá dessa evolução. Embora a demora seja um ponto negativo, a boa notícia é que, com as quedas nas vendas de sedãs, a Toyota teria espaço fabricar a picape no Brasil e possivelmente incluir uma opção híbrida.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com