Promessa antiga da Jeep, o novo Grand Cherokee deveria ter sido lançado em 2022. Ao menos é o que disse a fabricante durante a apresentação do híbrido Compass 4xe no ano passado. Estamos no 2º semestre de 2023 e o SUV grande continua sem uma data oficial de estreia no mercado brasileiro. Isto não impede que continue a circular pelas ruas, agora sem nem usar uma camuflagem para esconder sua identidade. A expectativa é que finalmente chegue até o final deste ano.

Desta vez, foi o pessoal do perfil BF////MS no Instagram que avistou o Jeep Grand Cherokee totalmente limpo. Como vimos em flagras anteriores, trata-se da versão 4xe, com um sistema híbrido plug-in e a Jeep disse que traria o SUV nesta configuração, fazendo com que seja o segundo modelo eletrificado da marca no país, após o Compass 4xe.

 

Os flagras até agora não indicam exatamente qual versão pode chegar ao Brasil. Por conta do posicionamento, não faria sentido vir em uma configuração barata, então a Jeep deve escolher entre as variantes Trailhawk, Overland ou Summit, esta última a mais cara. O Grand Cherokee Summit faria mais sentido pois não será um veículo com um preço alto, então que atraia os clientes que querem um modelo maior e realmente premium.

Caso venha nesta versão, o Grand Cherokee 4xe terá equipamentos como câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa, rodas de 20 polegadas, acabamento combinando couro Nappa e madeira, ar-condicionado de duas zonas e mais. E ainda assim oferece diversos opcionais, como bancos ventilados para a segunda fileira e materiais melhores para o interior.

O que está confirmado é o motor 2.0 turbo a gasolina, utilizando um sistema híbrido plug-in, adicionando um propulsor elétrico no eixo traseiro para gerar um tipo de tração integral. A potência combinada é de 380 cv e 64,9 kgfm, números bem interessantes. As baterias tem 17 kWh de capacidade, o que entrega uma autonomia elétrica de 40 km e, segundo os testes oficiais nos Estados Unidos, faz até 23,8 km/litro.

 A Jeep deve posicionar o Grand Cherokee híbrido como o carro mais caro da marca no Brasil, acima da picape Gladiator, atualmente vendida por R$ 499.990. Isto porque o SUV já parte de US$ 60.460 (R$ 297.995 em conversão direta) nos EUA, bem mais do que os US$ 51.740 (R$ 255.016) da Gladiator Rubicon vendida por aqui. Vamos esperar e ver se a fabricante finamente lançará o utilitário este ano.


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