O varejo se manteve como a modalidade mais importante do mercado brasileiro pelo 6º mês seguido. Em junho, 56,46% dos 179.691 automóveis e comerciais leves foram emplacados por meio dela. A Fiat, com 19,51% de market share, se manteve na liderança entre as montadoras, com Volkswagen (14,69%) e Chevrolet (13,16%) na sequência. Trocando as posições de maio, Hyundai (11,52%) e Toyota (10,17%) completaram o top 5.
Quarto colocado no último ranking de automóveis, o VW Polo (6.325) assumiu a liderança com quase 2/3 de seus registros sem dependência de vendas diretas. O Hyundai HB20 (6.081), nono em maio, subiu sete posições. Líder anterior, o Chevrolet Onix (5.455) caiu duas colocações. Um dos modelos com maior redução de preço por meio do incentivo federal, o Kwid (4.450) apareceu no top 10.
Maior rival do Renault, o Fiat Mobi (4.085) apareceu em sétimo. Liderando a disputa entre os SUVs e crossovers, o Hyundai Creta (4.291) completou o top 5 com apenas 44 unidades a mais do que o Honda HR-V (4.247). VW T-Cross (3.833) e Fiat Pulse (3.659), o segmento teve quatro modelos entre os dez primeiros.
12º colocado, o Toyota Corolla (2.792) foi mais uma vez o sedã mais bem posicionado na lista. BYD Song Plus (353) e Porsche Cayenne (208) foram os únicos modelos com 100% de emplacamentos na modalidade. Em situação oposta e numa modesta 27ª colocação, o Jeep Compass (974) foi o mais dependente das vendas diretas (mais de 77%).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.23 (A) |
1º |
VW POLO |
6.325 |
63,57% |
9.949 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.081 |
94,72% |
6.420 |
3º |
CHEVROLET ONIX |
5.455 |
66,03% |
8.261 |
4º |
RENAULT KWID |
4.450 |
75,00% |
5.933 |
5º |
HYUNDAI CRETA |
4.291 |
93,34% |
4.597 |
6º |
HONDA HR-V |
4.247 |
88,30% |
4.810 |
7º |
FIAT MOBI |
4.085 |
59,25% |
6.895 |
8º |
VW T-CROSS |
3.833 |
52,77% |
7.264 |
9º |
FIAT ARGO |
3.697 |
54,79% |
6.747 |
10º |
FIAT PULSE |
3.659 |
83,14% |
4.401 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
2.872 |
57,94% |
4.957 |
12º |
TOYOTA COROLLA |
2.792 |
74,43% |
3.751 |
13º |
FIAT FASTBACK |
2.707 |
79,99% |
3.384 |
14º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.654 |
79,06% |
3.357 |
15º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.463 |
38,37% |
6.419 |
16º |
NISSAN KICKS |
2.371 |
68,27% |
3.473 |
17º |
VW NIVUS |
2.087 |
55,64% |
3.751 |
18º |
CITROËN C3 |
2.083 |
71,09% |
2.930 |
19º |
PEUGEOT 208 |
1.954 |
71,89% |
2.718 |
20º |
FIAT CRONOS |
1.938 |
39,00% |
4.969 |
21º |
VW VIRTUS |
1.600 |
73,13% |
2.188 |
22º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.388 |
88,35% |
1.571 |
23º |
HYUNDAI HB20S |
1.268 |
91,03% |
1.393 |
24º |
TOYOTA SW4 |
1.216 |
96,66% |
1.258 |
25º |
JEEP RENEGADE |
1.008 |
24,68% |
4.084 |
26º |
HONDA CITY |
983 |
92,74% |
1.060 |
27º |
JEEP COMPASS |
974 |
22,45% |
4.338 |
28º |
HONDA CITY HATCH |
722 |
91,28% |
791 |
29º |
RENAULT SANDERO |
673 |
67,03% |
1.004 |
30º |
TOYOTA YARIS HATCH |
655 |
33,76% |
1.940 |
31º |
RENAULT DUSTER |
645 |
43,35% |
1.488 |
32º |
JEEP COMMANDER |
536 |
40,06% |
1.338 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
484 |
71,49% |
677 |
34º |
VW TAOS |
479 |
44,81% |
1.069 |
35º |
NISSAN VERSA |
478 |
56,77% |
842 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
450 |
29,80% |
1.510 |
37º |
BMW X1 |
414 |
95,61% |
433 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
394 |
86,21% |
457 |
39º |
BMW 320i |
383 |
95,27% |
402 |
40º |
BYD SONG PLUS |
353 |
100,00% |
353 |
41º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
312 |
24,11% |
1.294 |
42º |
NISSAN SENTRA |
261 |
63,97% |
408 |
43º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
240 |
81,63% |
294 |
44º |
CHEVROLET EQUINOX |
218 |
67,08% |
325 |
45º |
PORSCHE CAYENNE |
208 |
100,00% |
208 |
46º |
MITSUBISHI PAJERO |
189 |
88,32% |
214 |
47º |
VW JETTA |
180 |
97,83% |
184 |
48º |
PEUGEOT 2008 |
118 |
70,66% |
167 |
49º |
BMW X4 |
109 |
95,61% |
114 |
50º |
LAND ROVER DISCOVERY |
101 |
80,16% |
126 |
Já entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.628) conquistou sua 3ª vitória seguida, novamente com vantagem reduzida sobre a Fiat Strada (2.532). Com menos da metade de suas unidades no varejo, a Chevrolet Montana (1.443) se manteve no pódio. Atrás da Ford Ranger (1.064), a Fiat Toro (796) completou o top 5 com mais de 80% de seus registros através de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.23 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.628 |
70,42% |
3.732 |
2º |
FIAT STRADA |
2.532 |
28,11% |
9.007 |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1.443 |
48,80% |
2.957 |
4º |
FORD RANGER |
1.064 |
74,67% |
1.425 |
5º |
FIAT TORO |
796 |
18,05% |
4.411 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
427 |
44,25% |
965 |
7º |
CHEVROLET S10 |
289 |
11,86% |
2.436 |
8º |
FIAT FIORINO |
269 |
11,82% |
2.275 |
9º |
RENAULT MASTER |
245 |
26,32% |
931 |
10º |
IVECO DAILY |
238 |
100,00% |
238 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
208 |
21,78% |
955 |
12º |
VW SAVEIRO |
178 |
3,84% |
4.638 |
13º |
RENAULT OROCH |
172 |
23,56% |
730 |
14º |
RAM 3500 |
130 |
74,71% |
174 |
15º |
VW AMAROK |
129 |
20,48% |
630 |
16º |
VW / MAN EXPRESS |
123 |
82,55% |
149 |
17º |
FORD MAVERICK |
121 |
71,60% |
169 |
18º |
FIAT SCUDO |
105 |
36,71% |
286 |
19º |
RAM CLASSIC |
90 |
58,82% |
153 |
20º |
KIA K2500 |
88 |
100,00% |
88 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
88 |
100,00% |
88 |
22º |
EFFA V21 |
77 |
100,00% |
77 |
23º |
CITROËN JUMPY |
68 |
73,91% |
92 |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
68 |
58,12% |
117 |
25º |
RAM 1500 |
67 |
27,02% |
248 |
26º |
FORD TRANSIT |
65 |
57,02% |
114 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
39 |
24,84% |
157 |
28º |
EFFA V22 |
35 |
100,00% |
35 |
29º |
HYUNDAI HR |
30 |
93,75% |
32 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
28 |
100,00% |
28 |
31º |
RAM 2500 |
17 |
51,52% |
33 |
32º |
IVECO DAILY 30-130 |
15 |
100,00% |
15 |
33º |
PEUGEOT BOXER |
10 |
66,67% |
15 |
34º |
CITROËN JUMPER |
8 |
80,00% |
10 |
35º |
JEEP GLADIATOR |
7 |
50,00% |
14 |
36º |
FORD F150 |
6 |
3,47% |
173 |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
6 |
100,00% |
6 |
38º |
EFFA V25 |
5 |
100,00% |
5 |
39º |
JAC IEV330P |
4 |
100,00% |
4 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
4 |
100,00% |
4 |
41º |
FIAT DUCATO |
3 |
17,65% |
17 |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
3 |
100,00% |
3 |
43º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
100,00% |
2 |
45º |
GMC HUMMER EV EDITION 1 |
2 |
100,00% |
2 |
46º |
GMC SIERRA |
2 |
100,00% |
2 |
47º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
100,00% |
2 |
48º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
CHEVROLET D10 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
IVECO DAILY 35-150 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop