Quem está comprando um carro 0km já notou que os preços dispararam nos últimos anos, não é mais segredo para ninguém. A inflação desde a pandemia tornou os carros de entrada menos acessíveis. Vendendo menos, as montadoras optaram por focar em modelos de maior valor agregado. E isso se refletiu nos preços médios.

Um levantamento divulgado pela JATO Dynamics mostrou a evolução dos valores médios que os brasileiros estão pagando pelos carros novos. De acordo com o estudo, o preço médio pago por um veículo 0km no Brasil era de R$ 70.877,50 em 2017. Seis anos depois, considerando os valores de 2023 até maio, paga-se em média R$ 142.055,75 por um carro novo no Brasil. Entre 2017 e agora, o número dobrou.

Chevrolet Tracker RS 2024 (teste)

O estudo da JATO Dynamics levantou os valores médios desde 2016. Naquele ano, pagava-se em média R$ 66.311,66 por um veículo novo no Brasil. Considerando o preço médio atual de hoje, comprar um carro 0km no mercado brasileiro está 114,24% mais caro. De acordo com o levantamento o maior salto nos valores aconteceu entre 2020 e 2021, bem no meio da pandemia. O preço médio saltou de R$ 86.385,64 para R$ 111.938,32, respectivamente, com um aumento de 29,6%.

Considerando os valores mensais de 2017 até maio de 2023, o maior aumento aconteceu entre março e abril de 2020. Foram 9,6% de inflação no preço médio pago nos carros em apenas um mês. Último mês antes das restrições de circulação da pandemia, março de 2020 registrou o emplacamento de 156.092 unidades a um preço médio de R$ 86.467,01, enquanto em abril de 2020 foram apenas 51.398 unidades comercializadas a um valor médio de R$ 94.740,78.

Fiat Mobi Easy

Descontos do governo tentaram reduzir os preços.

A Medida Provisória publicada pelo governo em 5 de junho visava reduzir os valores dos carros de entrada por meio de uma renúncia fiscal. Carros com preços de tabela de até R$ 120 mil ficaram então elegíveis para os descontos. Desde então, os dois carros mais baratos do Brasil, Fiat Mobi Like e Renault Kwid Zen, já tinham valores se aproximando de R$ 70 mil.

Após os descontos do governo e mais um bônus das próprias montadoras, a dupla ficou R$ 10 mil mais barata. Mobi e Kwid passaram de R$ 68.990 para R$ 58.990 dessa forma. Qualquer carro abaixo de R$ 120 mil pôde entrar no programa, podendo ter descontos do governo entre R$ 2 mil e R$ 8 mil de acordo com uma sistema de pontos que leva em consideração o tipo de energia usada (combustão, híbrido ou elétrico), consumo, nível de emissões e porcentagem de conteúdo nacional.

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