Carro popular: procura nas lojas sobe 260% após incentivos do governo
Fenabrave defende ampliação dos descontos para que setor possa continuar com vendas aquecidas
O movimento de clientes nas concessionárias não demorou para disparar depois da entrada em vigor dos incentivos concedidos pelo governo federal para estimular as vendas de veículos. De acordo com o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, o fluxo nas lojas cresceu tanto que, em alguns casos, chegou a representar aumento de consideráveis 260%.
“Conversei com os presidentes das associações de marca e a grande maioria me disse que houve um grande aumento no fluxo das lojas, principalmente das concessionárias das marcas com mais modelos de entrada. O aumento de passagem variou de 30% a mais de 260%, em alguns casos”, afirmou.
Anunciada no início do mês, a Medida Provisória (MP) 1.175 destinou R$ 1,5 bilhão para estimular o setor, criando faixas de descontos para veículos conforme critérios de sustentabilidade econômica, ambiental e nacionalidade. A repartição foi estabelecida da seguinte maneira: R$ 500 milhões para carros populares, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões destinados a vans e ônibus para transporte de passageiros.
Nos caso dos carros populares, os descontos variam de R$ 2.000 até R$ 8.000. Aproveitando a ocasião, muitas montadoras também têm oferecido abatimentos por conta própria, aumentando ainda mais a competitividade dos veículos neste período.
Na Renault, por exemplo, o Kwid Zen 1.0 MT foi contemplado com desconto de R$ 8.000 do governo e a montadora entrou com mais R$ 2.000 de redução, totalização R$ 10.000 de bônus. Agora, o carro está sendo vendido por R$ 58.990, contra R$ 68.990 de até então. O mesmo vale para o Fiat Mobi Like 1.0 MT, que está saindo pelo mesmo preço.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ao todo 9 montadoras aderiram ao programa – Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot – , colocando 233 versões de 31 modelos à disposição dos consumidores para compra com desconto.
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