Rampage não é a primeira Ram fabricada no Brasil e a culpa é da Toro
Marca de utilitários da Stellantis já usa as picapes da Fiat em outros países
A Rampage está prestes a ser lançada no Brasil. A produção da picape da Ram já teve início em Goiana (PE) e a cerimônia em Pernambuco contou até com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e mostrou a novidade saindo da mesma linha de montagem de outros produtos da Stellantis, como a Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander.
Todos estes carros, incluindo a nova Ram Rampage, compartilham da mesma plataforma. Com isso, a marca de picapes e utilitários do Grupo Stellantis terá seu primeiro produto fabricado no Brasil. Ou será que não? Por anos, a empresa já utiliza manobras para oferecer produtos Ram mais em conta em mercados emergentes.
Ram 1000
A base vem de produtos Fiat, mais especificamente Strada, Fiorino e Toro. As picapes e o furgão recebem os emblemas da Ram nas unidades destinadas à exportação para determinados países. Enquanto na Argentina são comercializados pela própria Fiat, o trio já chegou como Ram no México, Colômbia e nos mercados do Caribe.
A Ram 1000 nada mais é que a Fiat Toro para exportação. Fora do Brasil, ela recebeu um facelift em 2021, mas não usa o motor 1.3 turbo como aqui. Por lá, a picape intermediária ainda escondia o veterano motor 1.8 aspirado da antiga família e.Torq. A Ram 1000 era vendida em uma versão só, chamada Bighorn. Basicamente a Fiat Toro Freedom, com os mesmos equipamentos como ar-condicionado de duas zonas e o painel de instrumentos digital de 7” e a central multimídia de 8,4”, porém adotando os 7 airbags de série da versão Volcano.
Nova RAM 700
Novo Ram Promaster Rapid
México, Colômbia e nos países do Caribe a Fiat Strada feita em Betim (MG) também já sai do Brasil com emblemas da Ram. Por lá, ela oferecida como Ram 700. Inclusive, em março, a picape finalmente recebeu a opção de conjunto mecânico formado pelo motor 1.3 aspirado e câmbio automático CVT. No México, essa Ram 700 chegou como série limitada a 1.000 unidades e recebeu um nome de versão conhecido: Longhorn.
A adição mais recente à turma dos modelos Fiat feitos no Brasil com a marca Ram para exportação foi o Fiorino. Por aqui, ela já recebe emblemas diferentes para ser vendida como Peugeot Partner Rapid. Com a marca Ram, o utilitário é vendido com o nome Promaster Rapid no México, mas chega à Colômbia como V700.
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