Desenvolvida em grande parte pelo time de engenharia e design da Stellantis do Brasil, a picape Rampage 2024 deverá ganhar alcance internacional e chegar à América do Norte. A imprensa local especula fortemente o lançamento local da caminhonete logo depois da estreia no mercado brasileiro e o surgimento de protótipos rodando em testes nos Estados Unidos só reforça os rumores.

A informação foi revelada primeiramente pelo site The Drive, que diz ter recebido detalhes sobre o lançamento norte-americano da Rampage através de fontes internas familiarizadas com os planos da Stellantis. Confirmada a estreia, a picape de entrada da Ram chegará aos EUA com a missão de brigar diretamente com Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Honda Ridgeline - todas com pegada lifestyle e com construção do tipo monobloco.

Ram Rampage RT - Flagra nos EUA

O interesse da Ram na categoria não é por acaso. Explorado com sucesso pela Ford, o segmento tem se provado bastante promissor no mercado norte-americano. Só em 2022, a Maverick emplacou por lá quase 75 mil unidades. Por sua vez, a Santa Cruzvendeu cerca de 36 mil exemplares. Com ampla rede de concessionárias e tradição no mercado, a Ram não terá dificuldades em emplacar a Rampage.

Em entrevista concedida recentemente, o ex-CEO da Ram nos EUA, Mike Koval, assumiu que a marca tem interesse em entrar na disputa. “Eu adoraria trazer uma pequena caminhonete para a América do Norte", disse. O executivo negou que o modelo brasileiro seria a picape em questão, mas pode ter apenas despistado a imprensa para preservar o segredo até o lançamento.

Ram Rampage 2024 - Teasers

Resta saber agora como será a chegada da Rampage às concessionárias norte-americanas. Exportar a partir do Brasil não é tão viável, já que picapes produzidas fora da América Norte pagam imposto de 25% do chamado “Chicken Tax” (ou imposto do frango, em tradução direta).

O tributo foi criado há mais de 50 anos para taxar picapes e veículos comerciais produzidos principalmente na Europa e, na época, serviu como resposta às altas taxas de importação cobradas por Alemanha Ocidental e França sobre o frango exportado pelos EUA.

Ram Rampage 2024 - Teasers

Para driblar os custos extras, a Ram poderá produzir a Rampage no México (país isento do imposto), ocupando as linhas de montagem da fábrica de Toluca (atualmente usadas pelo Jeep Compass). A plataforma Small Wide 4x4 é a mesma nos dois veículos, o que facilita as operações e acelera a produção.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com